Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 18 de dezembro de 2022

No "Dia dos Guarda-redes": evocação de grandes guarda-redes do FC Porto

 

Neste dezoito de dezembro celebra-se o Dia Nacional do Guarda Redes, uma iniciativa de O Mundo dos Guarda-Redes, um sítio informático dedicado aos guarda-redes do desporto. Ocorrência virtual iniciada em 2015 e que agora em 2022 se assinala aqui, a propósito, lembrando uma galeria de grandes guarda-redes de futebol, hóquei em patins e andebol do Futebol Clube do Porto, quanto às modalidades atuais do ecletismo portista com guarda-redes. 

= "Pioneiros" guardas-redes de futebol do FC Porto

Posto e missão, de defender a baliza do FC Porto, que, após os primeiros "Keepers" (quipers), como ao tempo eram chamados em modo inglesado, nos primórdios do futebol, teve em Miguel Siska primeiro saliente nome da memória perene dos defensores das redes portistas. 

Assim nesta data festeja-se o Dia Nacional do Guarda-Redes, por iniciativa do “site” alusivo O Mundo dos Guarda-Redes. Sendo de referir que tal facto foi criado em 2015, o Dia Nacional do Guarda-Redes, para ser celebrado a dezoito de dezembro, remetendo a um dia apropriado, cuja data teve relação inicial com o que acontecera então na passagem da efeméride que marcava a estreia da primeira equipa oficial representativa de Portugal como seleção portuguesa de futebol, e consequentemente com a internacionalização do primeiro guarda-redes a usar a camisola da Federação Portuguesa de Futebol - FPF (equipamento que por acaso nem era da Federação mas de um clube de Lisboa, o Casa Pia). Tendo o protagonista sido Carlos Guimarães, que jogava no então Internacional (Clube Internacional de Futebol-CIF) e debutou no primeiro jogo de sempre duma Seleção Portuguesa, a 18 de dezembro de 1921, na derrota por 3-1 frente à Espanha, no início dos anos 20 do século XX. Algo que vem agora à tona da memória nos anos 20 do século XXI, na calha desta lembrança a preceito.

= Quatro Mosqueteiros" Guardiões da História do FC Porto – Américo, Vítor Baía, Barrigana e Acúrcio – foto de reportagem d’ "A Bola Magazine” quando eram vivos ainda todos esses mesmos grandes guarda-redes históricos do FC Porto (estando atualmente ainda vivos dois, Américo e Baía).

Deste jeito, honrando a posição dos guardiões das balizas e fazendo justiça memoranda de grandes figuras da História do FC Porto, assinala-se também neste espaço de Memória Portista este marco nos anais históricos do grande baluarte azul e branco.

Segundo o que consta no referido site, d’ O Mundo dos Guarda-redes, «O Dia Nacional do Guarda-Redes é uma iniciativa histórica e única em mais de um século de Desporto em Portugal. Mais do que um marco, é a oportunidade para eternizar todos aqueles que se sujeitam ao papel de anti-herói no Futebol, Futsal, Andebol ou Hóquei em Patins. Os ditos “apaixonados pela baliza”, pois como é passagem popular, “é preciso ser-se apaixonado para se ser guarda-redes” numa sociedade que vive do golo.» (Sendo de acrescentar, em nota da redação deste blogue, que além dessas modalidades referidas também há as do Hóquei em campo e Pólo Aquático com guarda-redes, por exemplo.)

Ora como, no caso do FC Porto, os guarda-redes das modalidades do ecletismo portista atual naturalmente foram muitos, e mesmo os mais icónicos ou carismáticos felizmente foram e são também bastantes, em bom número, faz-se aqui uma seleção pessoal dos guarda-redes de futebol, hóquei em patins e andebol que mais afluem à lembrança aqui do autor, como apaixonado pela História do FC Porto, na ligação consequente da nutrida paixão pelo FC Porto.  

Começando pelo carismático Miguel Siska, e continuando por Soares dos Reis, o 1º guarda-redes internacional do FC Porto, até passar pelos eternos Barrigana, Acúrcio, Américo, Armando, Tibi, Fonseca, Zé Beto, Mlynarckzik, Vítor Baía, Helton, Casillas e Diogo Costa do futebol, mais do hóquei em patins uns João Brito, José Castro, Domingos Guimarães, Franklim, e do andebol Madureira, Ferra, Capela, Sá Pinto, Quintana… entre exemplos do pedestal dessa posição de guarda às balizas do FC Porto.

Do futebol:

= Miguel Siska

= Soares dos Reis I

= Frederico Barrigana

= Acúrcio

= Américo

= Armando

= Tibi

=  João Fonseca 


Zé Beto

Mlynarckzik

= Vítor Baía 

= Helton

= Iker Casillas

Diogo Costa

Do Hóquei em Patins:

= João de Brito

= José Castro

= Domingos Guimarães

= Franklim

Do Andebol:

= Madureira


= Ferra e Capela


= Sá Pinto

= Quintana

Uma honorífica galeria de grandes guarda-redes do FC Porto!

~~~ ***** ~~~

= Exempro demonstrativo de reconhecimento ao valor e popularidade de um guarda-redes – que no caso e por acaso nem é de futebol, mas de andebol… o andebolista internacional Ferra, guardião do FC Porto no clássico andebol de 11 e do sucessor moderno andebol de 7.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário