Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

17º Aniversário da Inauguração do Estádio do Dragão

Hoje faz 17 anos que o estádio do Dragão foi inaugurado oficialmente, com festiva noite de gala e de encantamento. Passando assim 17 anos desde esse domingo inesquecível, em que, estando-se em tempo de magustos, tudo foi substituído para rumar então ao novo recinto do FC Porto.

Assim sendo, o Estádio do Dragão está de parabéns e todos nós portistas estamos felizes por termos este atual e tao belo estádio que é nossa casa, do terreno de futebol e sítio de encontro de tudo o que é ser Porto. Pois além de ali se desenrolarem os jogos oficiais da equipa principal de futebol do Futebol Clube do Porto, também são vitoriadas voltas de honra de atletas campeões de outras modalidades do clube, bem como por vezes conseguimos rever antigos representantes do mesmo nosso clube, e encontrar presencialmente confrades da mesma religião azul e branca, entre tantas diversificadas situações.

Ora, como bem reflete hoje a página “Dragões Diário”, «a casa dos campeões nacionais e vencedores da Taça de Portugal de futebol completa 17 anos de vida. Desde o encontro de abertura do novo estádio, o FC Porto disputou exatamente 400 encontros oficiais em casa e conquistou 26 títulos. Em quatro centenas de partidas no Dragão os portistas festejaram 877 golos, dos quais 126 foram apontados de fora da área, 190 de cabeça, 386 na primeira parte e 467 na baliza Sul. O melhor marcador da história do Dragão é Jackson Martínez, onze golos à frente de Moussa Marega. Pepe foi o goleador mais velho e 50.818 espetadores estabeleceram o recorde de assistência...»

Pois tudo isso está associado ao que há 17 anos começou a ser vivido naquela noite de ambiente meteorológico frio, mas com grande calor de fervor portista. E tanto disso que se passou e se tem desenrolado ao rolar da bola está bem na memória portista, como também em letra de forma impressa em publicações alusivas.

Pois então, como em anos anteriores aqui se tem assinalado o aniversário do Dragão, também, com referências e recordações impressas em livros, revistas e jornais, desta vez deitamos olhos a um livro raro, dos que felizmente conseguimos ter em nossa biblioteca particular, cujo título aqui se mostra e relembra, por quanto isso se envolveu afinal na vida de quem seguiu atentamente esse desenvolvimento – O PROJECTO URBANO DAS ANTAS”. Livro publicado em Novembro de 2005, quando o estádio fazia 2 anos. A deixar marcas dos riscos e estudos, mais tudo o mais. Nesta realidade que é o estádio do Dragão, o nosso palco dos sonhos, onde vemos a bola a entrar na baliza como ansiamos e vibramos, bem como gostamos de ver bicicletas a reluzir perante o efeito dos holofotes em voltas de honra dos ciclistas representantes do FC Porto, como de ver irem ao centro do terreno jovens artistas de outras modalidades a receberem aplausos dos apoiantes gratos às conquistas de títulos de campeões do FC Porto.  

Como também está relembrado na página do Museu do FC Porto, este local onde nos sentimos bem, «Obra-prima da arquitetura de instalações desportivas (e não só), o Estádio do Dragão faz hoje 17 anos», na comemoração do «dia do encontro entre o FC Porto e o Barcelona (2-0 para os portistas), ponto alto da inauguração.

Eis algumas curiosidades deste encontro que marca a história do clube:

👉 1º jogador a tocar na bola depois do apito inicial: Tiago

👉 1º remate à baliza: Bruno Moraes

👉 1ª defesa: Vítor Baía

👉 1º golo: Derlei (o outro foi de Hugo Almeida)

👉 1º jogo de Leonel Messi na equipa principal do Barcelona.

17º Aniversário da Inauguração do Estádio do Dragão»!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário