Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Um jogo de minhas primeiras visões da equipa de futebol do meu clube…!

Pois foi, isso no tempo em que eu, pequeno mas já entusiasta pela bola, só conhecia ainda jogadores e equipas pelos jornais e gravuras de livros e revistas, acompanhando o futebol pelos relatos radiofónicos e o futebol era mais o jogo da bola dos recreios da escola primária da minha terra. Até que, uma vez por outra das que saía da minha Longra em tardes domingueiras para ver um jogo a sério, conseguia ir ver o meu Porto jogar, especialmente quando o FC Porto ia a Guimarães, por ser a cidade mais perto de Felgueiras (e por nesses tempos não ser perigoso ir a jogos a casa do Vitória minhoto). Indo-se então em excursões de camionetas fretadas, para o efeito, com bandeirinhas de pano a esvoaçarem fora das janelitas da camioneta de passageiros (ainda não era usual o nome autocarro). Tempos de Perdigão, Azumir, Américo, e Cª que pelo FC Porto jogavam assim por mim, também, ali ainda no campo da Amorosa, como depois ainda e já no então novo municipal vitoriano.

Entretanto, qualquer coisa mais tarde, então, passei a ir também às Antas. Nesses tempos de antanho, de grande encantamento. Sendo inesquecível como foi das primeiras vezes que vi as tão lindas camisolas das duas listas azuis, ao vivo e a cores, diante dos olhos.

= Foto colorida pelo amigo Abílio Faria, portuense conhecido como popular cantor Monte Cristo.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))

Sem comentários:

Enviar um comentário