Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

13 DE JANEIRO DE 1988: Noite da conquista da Supertaça Europeia de futebol e feito do histórico Triplete Internacional!

1988 - 2022:  Há 34 anos, numa noite fria do mês primeiro, sob auspícios do luar de janeiro, foi também de amor por inteiro. Nessa quarta-feira, nas Antas o FC Porto conquistava a Supertaça Europeia, enquanto eu tinha a minha mãe no hospital de Felgueiras e a minha esposa no hospital de S. João no Porto, andado cá e lá. Tendo essa sido a última noite inteira da minha mãe, falecida depois ao início da noite seguinte. Jogo esse, então, a que não pude assistir, andando assim; e como tal ficou marcado nas recordações pessoais por diferentes e opostos motivos.

Passados 34 anos de saudade de minha mãe e dessa vitória sempre lembrada, sendo tal triunfo algo inédito e com que nem imaginava antes nos melhores sonhos de portista, sempre a desejar que o Porto fosse e seja o melhor, recordo tudo com grande carinho e ainda uma ponta de sentida emotividade.

Assim sendo, completam-se agora estes 34 anos já passados, de quando o FC Porto venceu a Supertaça da Europa, tornando-se na primeira equipa de sempre a fazer o triplete de troféus internacionais, juntando então a Taça dos Campeões Europeus e a Taça Intercontinental do Mundial de Clubes, mais a Supertaça Europeia. Com dois triunfos sobre o Ajax, ao repetir no Porto e pelo mesmo resultado de um golo vitorioso o anterior obtido na Holanda, lá através de um golo de Rui Barros e na Invicta com um remate certeiro de Sousa. Tendo no final Fernando Gomes levantado o troféu, como capitão inicial da equipa, rodeado pelos colegas que o foram buscar após o treinador Ivic o ter substituído antes do fim. Sendo em festa que todos deram a volta de honra ao redor do relvado a mostrar a taça ao público eufórico (conforme vi depois pelos jornais e revistas, além de imagens gravadas).

Um feito especial que, passados tantos anos, embora entre clubes estrangeiros outros depois tenham conseguido também essa junção, em Portugal só o FC Porto se pode ufanar de ter conquistado esses mesmos 3 títulos mais importantes juntos; e entre clubes portugueses também só o FC Porto tem a Supertaça Europeia e o Mundial de Clubes. Coisa que apenas nós Portistas nos podemos gabar de ter, de haver vivido e sentido o FC Porto conquistar.

Armando Pinto

((( clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário