Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Recordação duma fase de recomeço do Ciclismo do FC Porto - em 1977

Ainda não teve início a nova época competitiva do ciclismo português, estando por este tempo as bicicletas em afinação e os ciclistas em preparação, mas já estão mais ou menos definidos os planteis das equipas que vão andar pelas estradas a puxar público entusiasta que apoia a caravana, batendo palmas aos heróis dos pedais que passam diante dos olhos ao som do zunir das bicicletas que correm... Sabendo-se já, desde o outono do ano passado, a constituição da equipa W52-FC Porto para a temporada de 2022, em mais uma época de esperança e fé desde o feliz regresso de 2016.

Vem assim a propósito, neste tempo ainda de pausa e expetativa, recordar o início duma temporada que in illo tempore se seguia a um outro regresso, como aconteceu em 1977. Então após curto período de ausência da simbiose do FC Porto com o ciclismo, passado o período de indefinição da modalidade em Portugal no seguimento dos ventos do 25 de abril de 1974, o FC Porto voltou a competir no escalão sénior, dos profissionais. Regressando o grande clube azul e branco em 1977 ainda de modo experimental, por assim dizer, mas já a ganhar bases para as épocas que se seguiriam mais em força. Tendo então, em janeiro de 1977, sido apresentada a nova equipa ao público portista, em volta de honra pela pista de cinza das Antas (ao tempo ainda existente do atletismo, visto a de ciclismo ter já desaparecido para a reabertura da bancada do peão no estádio). Em cujo desfile, no intervalo de um jogo de futebol da equipa principal, se viram (como se podem ver pela imagem da gravura, do jornal O Porto) a equipa representante do FC Porto para essa época, juntando ciclistas que vinham dos escalões de formação do clube e aquisições, compondo o lote que estava ao tempo em preparação sob a chefia técnica de Armindo Gonçalves. Vendo-se – com indicação também das anteriores equipas de proveniência – da esquerda para a direita: Guilherme Rocha, Floriano Mendes (ex-Sangalhos), Orlando Pereira, Manuel Gomes (em regresso ao clube), Venceslau Fernandes (ex-Sangalhos), Manuel de Carvalho, António Fernandes (ex-Sangalhos), Belmiro Silva e António Alves (ex-Fafe).

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))

Sem comentários:

Enviar um comentário