Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Efeméride de célebre vitória no (antigo) estádio da Luz a derrotar arbitragem à Calabote do sistema - em 1958

 

A 19 de janeiro, em 1958, o FC Porto conseguiu uma das raras mas convincentes vitórias durante o antigo regime, em terreno do adversário mais protegido do seu regime reinol, ao derrotar em casa do Benfica o próprio Benfica, o clube encarnado mais uma vez ajudado pelo sistema mediante uma vergonhosa arbitragem do Calabote que identificava já a batota desses tempos de velhos processos.

Então «Inocêncio Calabote começava a fazer das suas, sensivelmente um ano antes de tentar decidir um campeonato a favor do Benfica... O árbitro de Évora fez tudo o que podia para evitar o triunfo portista em Lisboa», que mesmo assim acabou por vingar com um emotivo 3-2 a favor dos homens do Norte. Resultando nesse dia inglório o esforço do árbitro vestido de preto mas de coração vermelho, a pontos de ter expulsado o avançado azul e branco António Teixeira, sem se entender porquê, por acaso ou não o marcador do golo inicial e que estava ainda no marcador nessa fase do jogo…. Mas, como por vezes ainda a verdade prevalece, depois acabou por ser feita justiça com golos a dobrar apontados por Carlos Duarte e Hernâni.

Obviamente desse jogo aqui o autor destas linhas sabe o que transmite a voz popular escorreita, porque nesses tempos tinha ainda poucos anos de vida, como muitas pessoas de gerações atuais. Chegando à atualidade notícias disso e mais pelo que ficou registado em crónicas e reportagens dessas eras. Embora tendo de se saber dar descontos, não do tempo de jogo mas de discernimento das opiniões, porque já nesse tempo a imprensa era quase toda a favor dos clubes de Lisboa. O que se entende e mais importância dá ao caso, quando em próprias publicações lisboetas ficou anotado não se entender tal expulsão e ter sido louvada a grande exibição do esquadrão do Porto. Como se pode ver pela crónica inserta ao longo de algumas páginas da revista Sport Ilustrado, em sua edição de 21 de janeiro de 1958, reportando a glorificada vitória portista dois dias antes, a 19 de janeiro. Algo que aqui se partilha para os devidos efeitos (e chegou agora ao meu conhecimento por amável envio do amigo Paulo Jorge Oliveira, em mais uma deambulação pelo seu acervo documental de material portista).

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário