Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 27 de novembro de 2022

Adeus Gomes! Até sempre nosso “Bibota”. És e serás eterno no meu Portismo e para sempre no sentimento Portista verdadeiro. - Apoio à sugestão de André Villas-Boas!

Fernando Gomes, o Bibota "Gomes do Porto", está já no céu do sentimento dos que gostamos do que e quanto ele representa.

Hoje a capa de pelo menos dois dos jornais desportivos diários de maior impacto têm na primeira página o nosso Gomes. Sendo assim a frente desses diários especializados em desporto totalmente dedicada ao desaparecimento mortal do Fernando Gomes, o Bi-Bota d’Ouro, falecido sábado e que este domingo teve cerimónias fúnebres, antes de ser cremado. 

Entretanto, ficou então depois alguma mágoa coletiva por não ter sido possível ficar no Mausoléu do FC Porto, a repousar eternamente entre Estrelas do FC Porto, ele que no céu fica a cintilar em luz viva de sentimento azul e branco.

Respeita-se a vontade da família, embora se não saiba qual a verdadeira vontade do Fernando Gomes. Mas de qualquer forma, restando suas cinzas, em vez de as mesmas poderem ser lançadas nalguns sítios ou ficarem guardadas à vontade de quem de direito, não seria possível uma parte, mesmo pequena que seja, ficar junto aos restos mortais de Pedroto, Pinga, Soares dos Reis, Pavão, Senhor Lopinhos massagista, Acácio Mesquita, Avelino Martins, João Lopes Martins, João Augusto Silva, carismáticos ícones do referencial portista que estão no Mausoléu do Futebol Clube do Porto, onde “Repousam Glórias do FC Porto”?!

= Bandeira entretanto mandada fazer e colocada pela claque dos Super-Dragões na frente do estádio do Dragão!

De todo o modo Fernando Gomes é e será de todos nós Portistas e continuará a ser, os que o recordaremos pela vida adiante. Por isso aqui o autor destas considerações tem uma posição, como sócio do FC Porto, que sou desde 1973, quando me foi possível: - Estou completamente de acordo com a sugestão de André Villas-Boas: «O número 9 do Gomes é especial, não sei se era justo propor a retirada da camisola 9 por ser número tão emblemático do jogo e com cariz tão forte para os pontas-de-lança, mas as iniciais FG em cada número 9 do FC Porto seria uma honra histórica e para a eternidade. Esperemos que algum sócio lance isso em Assembleia Geral.»

Ora, além disso, como complemento, num futuro também seria da maior justiça colocar uma lembrança monumental de Fernando Gomes junto ao estádio do Dragão, uma estátua mesmo, em local digno e de afluência da massa adepta portista. Faltando em frente ao nosso estádio, por exemplo, alguma figura de estatuária monumental, no exterior da nossa casa portista, mais até do que existe no interior, ao género de algo do que se vê em espaços similares de outros clubes… Pois seria isso uma boa maneira de passar a haver assim mais um local de grande e maior simbolismo do que é o sentimento portista.


Adeus Gomes! Até sempre nosso “Bibota”, adeus. És e serás eterno no meu Portismo e para sempre no sentimento Portista verdadeiro! Até sempre e no céu ajuda a defender pelo Bem o nosso Futebol Clube do Porto!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

 

Sem comentários:

Enviar um comentário