Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 6 de novembro de 2022

Efeméride: Brilhante e importante vitória sobre o Benfica (3-0) na caminhada do Título Nacional de 1955/56

Aconteceu - A 6 de novembro de 1955 o FC Porto recebeu e venceu concludentemente no estádio das Antas o rival Benfica, em importante jogo a contar para a 8.ª Jornada do Campeonato Nacional da época de 1955/1956. Estando os dois competidores em disputa direta pelo 1º lugar na prova, sabendo-se que o FC Porto estava a fazer uma boa época, com esperanças de obtenção do título de campeão que fugia caminhava já para 16 anos. Tendo nessa tarde domingueira a equipa alvi-anil das Antas acabado por golear o competidor das camisolas encarnadas, alcançando o FC Porto assim então o 1º lugar.

Estava a equipa portista com efeito, sob o comando de Dorival Yustrich, a dar boa conta de si e a encher de entusiasmo as hostes dos fiéis adeptos azuis e brancos.

Então, diante do Benfica, o esquadrão azul-branco derrotou o adversário por três golos sem resposta, num “jogão” de todo o conjunto, formado por Pinho, Virgílio, Osvaldo Cambalacho, Pedroto, Arcanjo, Monteiro da Costa, Hernâni, Gastão, Jaburu, António Teixeira e Perdigão. Sendo os golos apontados por Gastão, Jaburu e Teixeira.

Dessa vitória, que se revelaria importante para o desiderato em vista, evoca-se tão interessante disputa por meio da reportagem ao tempo publicada no jornal O Porto. Através de cuja crónica e imagens diversas se revê quão festejado foi esse triunfo portista, com repercussão nas contas finais quando o FC Porto foi Campeão ao cabo dos 26 jogos do Campeonato dessa época, alcançado que foi o título em igualdade pontual mas com vantagem no coeficiente dos golos.  

Faz-se assim uma comemoração de tão importante vitória num remirar histórico dessa goleada memorável. Conforme se pode rever pelo que ficou devidamente registado no jornal O Porto, em sua edição seguinte. Glorificando em jeito merecido esse triunfo que ora aqui se rememora.


Naturalmente não tenho memória pessoal disso, nem podia ter, visto então ainda cá andar há pouco tempo pela vida, por certo interessando-me mais andar ao colo de minha mãe, do meu pai e dos meus irmãos, sendo como era à época o mais novo da casa. Mas imagino como os meus irmãos mais velhos souberam do resultado do jogo e sobretudo o meu tio Zé Moreira ficou satisfeito, ele que era um grande portista e no dia seguinte iria assim todo lampeiro para a fábrica, olhar mais satisfeito para os colegas do emprego. O “Porto” sempre foi assim algo especial!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário