Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

“Flashes” de outrora entre pedaços da memória portista: Apontamento sobre Hernâni em 1955

Sem necessidade de grande apresentação, sabendo-se que Hernâni, o senhor Oficial Militar e grande futebolista Hernâni Ferreira da Silva, foi um dos expoentes do futebol português e dos maiores símbolos referenciais do FC Porto, respiga-se na memorização algo referente ao início de carreira desse autêntico General do Futebol Portista. Trazendo a público agora um apontamento publicado no jornal O Porto em 1955, em sua edição de 6 de dezembro desse ano, quando Hernâni estava em fase já de grande afirmação e, ao mesmo tempo que se tornava grande jogador de futebol do FC Porto, ia também se distinguindo na Seleção Militar de Portugal.

Assim atente-se na apreciação naquele tempo expressa n‘ O Porto, então jornal historiador e informativo do FC Porto, nessa época em que o FC Porto com Hernâni caminhava para a obtenção do título de Campeão Nacional da época de 1955/56. Enquanto o mesmo Hernâni muito ajudava ao bom desempenho da Seleção Nacional Militar, na qual volvidos poucos anos se tornaria Campeão do Torneio Internacional Militar em 1958.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário