Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Aniversário de João Pinto: - Parabéns "Capitão" da Final de Viena da Taça dos Campeões Europeus de 1987!

João Pinto completa hoje 61 anos. Estando assim de parabéns o nosso Capitão da Final de Viena, da Taça dos Campeões Europeus de 1987!

 

A 21 de novembro de 1961 nasceu João Pinto, futebolista internacional e campeão do FC Porto, o nº 2 da era moderna do futebol do FC Porto. Herdeiro da posição e número de camisola de ícones clubistas como foram Virgílio Mendes e Alberto Festa, tendo substituído no lugar o também referencial azul e branco Gabriel. Ficando João Pinto como autêntico símbolo da raça portista, considerado um dos melhores laterais direitos de todos os tempos. 


João Pinto, chegado ao FC Porto ainda em idade de formação, ascendeu ao plantel sénior portista na época seguinte ao verão quente das Antas, após a saída de Pinto da Costa e Pedroto do futebol das Antas, na fase final da presidência do Dr. Américo Sá. Tendo-se estreado na equipa sénior em 1981/82 e depressa foi ganhando estatuto de elemento de grande utilidade. Assim se mantendo depois com o regresso de Pedroto ao clube, na sequência da eleição de Pinto da Costa para Presidente, em 1982. Decorrendo desde aí uma bela carreira em que se tornou um ídolo da massa adepta e se transformou em verdadeiro ícone portista com a Final da Taça dos Campeões disputada na cidade austríaca de Viena, onde o FC Porto pela primeira vez ganhou uma taça europeia  a Taça dos Campeões Europeus. Sendo ele a erguer a taça, que não mais largou de suas mãos no final do célebre jogo de 27 de maio de 1987. 

Se há dias felizes e momentos especiais, por vezes, daqueles em que acontece alguma coisa desejada mas até nem muito esperada, um desses foi então isso a 27 de Maio de 1987 (ainda os meses se escreviam em português oficial com letra inicial maiúscula). Quando o FC Porto alcançou o título de Campeão Europeu de futebol e o mundo portista sentiu uma alegria indescritível, num daqueles momentos em que se vê e comprova que o futebol não é só um jogo nem apenas um desporto, é muito mais que isso. Sobretudo, como no caso pessoal, em que estava em jogo o FC Porto, algo especial que faz que se ande no mundo sem ser só por ver os outros andarem.

Pois então aconteceu isso, coisa que há muito desejamos e por vezes sonhávamos, mas com uma ponta de realismo nos parecia quase impossível. Nomeadamente por então ser já um tempo em que no futebol dominavam os interesses dos poderosos europeus. Bastando recordar o que acontecera três anos antes, na final da Taça das Taças, ainda existente nesse tempo, em que a Juventus de Itália, patrocinada por uma firma automóvel de grande fortuna, foi beneficiada em prejuízo do FC Porto que, apesar de ter dado lição de bola, foi autenticamente espoliado desse trofeu. Estando-se assim já muito longe de tempos em que qualquer equipa poderia ganhar quaisquer taças internacionais, visto antigamente não haver tantos jogos de bastidores premeditados no universo europeu e mesmo as comunicações eram reduzidas, a pontos das equipas irem jogar praticamente sem conhecerem quase nada dos adversários. Nessas eras antigas em que até a transmissão televisiva era tão rara que a chegada de imagens dos jogos das finais, via Eurovisão, eram uma espécie de imagens depois chegadas na primeira descida aos saltinhos do homem à lua…e a preto e branco.

Pois em 1987 foi já a cores!

Então se como poetou Fernando Pessoa, o homem sonha e a obra nasce, tal qual tudo vale a pena se a alma não é pequena, esse anseio que andava nas nuvens idílicas dos sonhos, tornou-se realidade. E logo com uma valsa de Viena por fundo!

Foi pois tudo isso em 1987, no Mês de Maria, das flores e dos amores. Coisa que leva mais tempo a descrever que o que sentimos num baque, sem saber já por quanto tempo até chegarmos à realidade, num final de tarde de sonho, depois entrado pela noite dentro.

Estava ali diante de nós, nas imagens da televisão, a legenda “FC Porto Campeão Europeu”. Era mesmo isso, assim. Vimos então tudo de coração arregalado para coisa que acontecia mesmo. O João Pinto beija a taça… como o Custódio Pinto beijara a Taça de Portugal em 1968. E mais tarde vimos Ademir, Gomes, Oliveira e C.ª alcançarem o Título Nacional em 1978. Depois de anos em que até o Campeonato Nacional demorara a chegar, mas chegara. E ali, nesses momentos, a Taça dos Campeões Europeus também era nossa. Valeu a pena desejar e saber esperar. E ainda bem que chegou!

Ora, de tanta coisa muito temos em coisas físicas a descrever e recordar tamanho feito. Bem como sempre temos diante dos olhos um quadro, feito pelas próprias mãos, a não deixar esquecer por um segundo tal coisa mais linda que nos aconteceu desportiva e portistamente.


Assim há 35 anos alcançámos a imortalidade entre a realeza do velho continente. A 27 de maio de 1987 pintámos o Danúbio de azul com um triunfo de proporções bíblicas diante do gigantesco Bayern de Munique. No relvado do Prater a final da Taça dos Campeões Europeus começou por sorrir desde cedo ao colosso alemão, que foi para o descanso em vantagem, por 1-0. Numa segunda parte absolutamente sublime, o calcanhar de Madjer repôs a igualdade (1-1) e a vitória portista (2-1) surgiu como um relâmpago graças à pontaria de Juary. A valsa extraordinária dos Dragões de Artur Jorge valeu a conquista do primeiro de sete troféus internacionais nas vitrines do grande baluarte desportivo da Invicta. João Pinto recusou-se a largá-lo, mas ninguém o pode condenar, assim até ficou mais para lembrar, gracejar e contar em modo interessante.

E tal como o João Pinto sentiu e se comportou, sem querer largar, esse foi um brinquedo que chegou e sentimos ser nosso!


Pois se o mês é assim, também o dia 27 do mesmo tem sido cheio de motivos oportunos de evocação interessante. Como, por exemplo, foi o caso de a 27 de Maio de 1928 Valdemar Mota se ter tornado o primeiro atleta olímpico do FC Porto, ao alinhar e marcar contra o Chile no primeiro jogo da seleção portuguesa de futebol nos Jogos Olímpicos de Amesterdão; bem como na mesma data mas de 1956 o FC Porto ao bater o Torreense por 2-0, com dois golos de Hernâni, venceu a primeira Taça de Portugal das até agora 18 da nossa história. Temas já aflorados, por vezes, e mesmo evocados aqui anteriormente neste espaço de memória portista. E depois, como cereja no topo do bolo, houve em 1987 a vitória na final de Viena de Áustria.


Pois então, a 27 de Maio de 1987 o FC Porto venceu o poderoso clube bávaro Bayern de Munique em Viena, conquistando o nosso primeiro título internacional de futebol ao mais alto nível: a Taça dos Clubes Campeões Europeus. E tal como esse dia, a isso tudo se associa logo o nome, a cara, o comportamento e tudo que é o "João Pinto do Porto", o "Capitão de Viena".


Desse jogo, para ilustrar o acontecimento, deitamos olhos a  publicações que, passados estes anos, recordam tal feito.


Tudo o que se possa dizer ou descrever sobre tudo aquilo leva mais tempo e espaço a narrar que a lembrar. Bastando referir que então, embora em casa, e já definitivamente de pé quase encostado ao televisor a ver bem tudo, foi especial ver o João Pinto a receber e beijar aquela taça, algo que quando víamos antes com outros parecia irrealizável para nós… E então, ali, ao ver os nossos a agarrar essa taça (quando o João Pinto deixava...), foi como se lá estivéssemos também a deitar-lhe as mãos. E tudo o mais, que nem vale a pena tentar discorrer por escrito, pois está de viva memória cá dentro.


Futebol Clube do Porto: Campeão Europeu! Eis a legenda que finalmente apareceu nas imagens televisivas e deu tão grande prazer ver e sentir. Tal como no dia seguinte aparecia nos jornais que comprei e com estima guardei. Como ainda em dias imediatos veio nalgumas revistas, igualmente  merecedoras de ficarem guardadas. Pois o nosso FC Porto alcançou o título de melhor da Europa!


Ora, o João Pinto é o aniversariante de 21 de novembro. Em cuja data de 21 de novembro... de 1961 nasceu esse que foi eterno n.º 2 da era da Taça dos Campeões Europeus ganha em Viena e restantes grandes conquistas dos anos 80’s.

João Pinto, chegado ao FC Porto ainda em idade de formação, ascendeu ao plantel sénior portista na fase seguinte ao verão quente das Antas, após a saída de Pinto da Costa e Pedroto do futebol das Antas. Tendo-se estreado na equipa sénior em 1981/82, e depressa foi ganhando estatuto de elemento de grande utilidade. Assim se mantendo depois com o regresso de Pedroto ao clube, na sequência da eleição de Pinto da Costa para Presidente. Decorrendo desde aí uma bela carreira em que se tornou um ídolo da massa adepta e se transformou em ícone portista com a Final da Taça dos Campeões disputada na cidade austríaca de Viena, onde o FC Porto pela primeira vez ganhou uma taça europeia, A Taça dos Campeões Europeus, sendo ele a erguer a taça, que não mais largou de suas mãos no final do célebre jogo de 27 de maio de 1987. Acabando a carreira - ainda capitão - no final de 1996/97, com quase seis centenas de jogos cumpridos, sendo o jogador mais utilizado de sempre entre os dragões. O seu palmarés, com 24 títulos nacionais e internacionais, inclui a maioria dos troféus oficiais mais desejados pelo mundo portista.

A este mesmo, nesta data, aqui o autor deste blogue, que muito o admirou com a camisola azul e branca do FC Porto e admira como figura carismática do sentimento portista, lhe presta homenagem nesta oportunidade, com pessoais parabéns como aniversariante.


Assim sendo, formulamos aqui votos de continuidade de tão boa companhia portista, neste dia 21 de novembro de 2021 em que o João Domingos da Silva Pinto, nascido em Vilar de Andorinho-Gaia, faz 61 anos. Sendo que ele está sempre presente nos momentos bons do FC Porto, merece ser assim envolvido num abraço de parabéns por tudo o que significa no portismo que nos enche a alma.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário