Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 19 de novembro de 2022

Efeméride: Estreia de Dale Dover – em 1971

= 19 de NOVEMBRO =

A 19 de novembro de 1971 estreou-se Dale Dover com a camisola do FC Porto. O célebre basquetebolista norte-americano que colocou o basquetebol em Portugal nos píncaros das atenções, rivalizando fama com o futebol naqueles anos de 1971 e 1972, especialmente. Sendo então conhecido por Flash Dover, em atenção à sua maestria surpreendente com a bola de basquete. Tanto que na genaralidade ficou considerado o melhor basquetebolista que alguma vez passou por Portugal. 

Teve então início a lenda de Dover, a meio de novembro de 1971. Na primeira partida ao serviço do FC Porto, o melhor basquetebolista de sempre do FC Porto e que passou pelo basquetebol em Portugal marcou 41 pontos no dérbi da Invicta frente ao Académico, encontro que os azuis e brancos viriam a vencer por 84-72. Com a chegada do Flash às Antas  e muito graças ao contributo do base norte-americano  os portistas reconquistaram então depois o título nacional que teimava em fugir desde 1953.

Falecido em janeiro de 2019, Dale Dover deixou-nos entretanto, mas o seu legado no FC Porto e na modalidade será eterno. 

Como ilustração, e em modo de demonstração como o basquetebol ganhou estatuto com Dale Dover, ilustra-se esta evocação com uma interessante imagem (além de foto de pose individual de Dover, mais uma da equipa desse ano com autógrafos de todos, incluindo de Dover, da coleção do autor). Culminando esta memorização com foto de momento assinalável, respeitante a gentileza duma firma (Maccori) representada por um antigo basquetebolista do clube (Alfredo Machado), que ofertou “maples” de sua confeção aos campeões nacionais, como o FC Porto foi ao final dessa época com Dale Dover. Estando o então jogador-treinador em primeiro plano (ao lado esquerdo da imagem).

= Gravura do jornal «O Porto», reportando à oferta recebida pelos basquetebolistas do FC Porto a celebrar a conquista do Campeonato Nacional dessa época.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário