Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 20 de novembro de 2022

Mundial de Futebol / 2022 com 6 futebolistas do FC Porto

Aí está o Mundial de Futebol em sua edição de 2022, versão “Qatar 2022” a realizar ainda no outono, contrariamente ao habitual costumeiro de verão, inclusive a fazer parar os campeonatos dos países presentes e tudo o mais que se sabe, deixando muitas questões no ar.

Ora o Mundial do Catar (como também se escreve o nome desse país oriental) começa este domingo, dia 20 de novembro de 2022. Como tal estando na ordem do dia, por mais ou menos interesse que possa despertar na generalidade do mundo desportivo. Interessando agora, para o caso, que neste Mundial vão estar 6 (seis) representantes do FC Porto, através de futebolistas que estarão em número de 3 pela Seleção de Portugal, mais 1 pelo Irão, 1 pelo Canadá e mais 1 pela Sérvia. 

Interessa assim e então, para aqui, o que é nosso, de tudo isso o que mais nos importa. Quão se regista por mais uma revista, publicada pelo jornal O Jogo, como algo mais que fica para a coleção pessoal. Profusamente ilustrada, como se pode ver pelo índice de seu material.

Apesar da Seleção dita Portuguesa e suas presenças nas provas internacionais não despertarem grande afeição particularmente, em especial pelas injustiças praticadas com jogadores do FC Porto ao longo dos tempos e de modo mais vincado desde o caso do Mundial de 1966 perante o que fizeram com o guarda-redes Américo, sobretudo, tal qual e até com o ocorrido no Europeu de 2004 diante da “burrice” de Luiz Felipe Scolari, em obediência a quem o contratou obviamente, tida com Vítor Baía… mau grado isso, há sempre o nome e os símbolos de Portugal no ambiente. Vindo a propósito, para não deixar cair no esquecimento o que tem sido o sistema, recordar-se aqui e agora o caso feito pelo selecionador Manuel Luz Afonso e pelo treinador Otto Glória, em obediência ao regime BSB… como está mesmo referido na Enciclopédia do Desporto, publicada em 2003.

Posto isto, que levou a que Portugal (tomando o todo pela parte, através obviamente da Seleção Portuguesa, da FPF) tivesse antes perdido boas oportunidades – tanto em 1966, na Inglaterra, onde podia ter sido campeão mundial, em vez de apenas ter ficado em 3º Lugar; e em 2004 quando Portugal podia ser pela primeira vez campeão europeu, em vez do 2º lugar obtido, em casa – e passado tudo o mais, chega-se ao presente, em que o FC Porto volta a estar representado em grandes acontecimentos mundiais de seleções das nações. Ficando-se a seguir o Mundial mais atentamente pelo que nos diz respeito. Como se guarda à atenção e consulta através da revista publicada este domingo pelo jornal O Jogo, com o "Guia Qatar 2022".

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

2 comentários:


  1. Tiago De Sousa Magalhães R. Leite
    ·
    Hoje dá-se o pontapé de saída do Qatar World Cup 2022 ⚽️ O Brasão Abençoado 💙 alcança um número redondo de representantes em Campeonatos do Mundo 🌍: 5️⃣0️⃣ convocados de 19 Nacionalidades e consecutivamente desde 1986. 🔥🐉

    ⚽️ Mundial 1966
    🇵🇹 Américo, Alberto Festa, Custódio Pinto.

    ⚽️ Mundial 1986
    🇵🇹 João Pinto, Augusto Inácio, António André, Jaime Magalhães, Paulo Futre, Fernando Gomes.
    🇵🇱 Jozef Mlynarczyk
    🇩🇿 Rabah Madjer

    ⚽️ Mundial 1990
    🇧🇷 Branco.
    🇧🇪 Stéphane Demol.

    ⚽️ Mundial 1994
    🇧🇬 Emil Kostadinov.

    ⚽️ Mundial 1998
    🇧🇷 Doriva.
    🇲🇦 Youssef Chippo.
    🇷🇸 Ljubinko Drulovic.

    ⚽️ Mundial 2002
    🇵🇹 Vítor Baía, Jorge Andrade, Capucho.
    🇵🇾 Carlos Paredes.
    🇸🇮 Miran Pavlin.
    🇷🇺 Dmitri Alenichev.
    🇿🇦 Benni McCarthy.

    ⚽️ Mundial 2006
    🇵🇹 Ricardo Costa
    🇦🇷 Lucho González

    ⚽️ Mundial 2010
    🇵🇹 Beto, Rolando, Raul Meireles.
    🇺🇾 Jorge Fucile, Álvaro Pereira.

    ⚽️ Mundial 2014
    🇵🇹 Silvestre Varela.
    🇫🇷 Eliaquim Mangala.
    🇲🇽 Diego Reyes, Héctor Herrera.
    🇺🇾 Jorge Fucile.
    🇧🇪 Steven Defour.
    🇨🇴 Juan Quintero, Jackson Martínez.
    🇩🇿 Nabil Ghilas.

    ⚽️ Mundial 2018
    🇵🇹 Ricardo Pereira.
    🇺🇾 Maxi Pereira.
    🇲🇽 Héctor Herrera, Jesús Corona.

    ⚽️ Mundial 2022
    🇵🇹 Diogo Costa, Pepe, Otávio.
    🇷🇸 Marko Grujic.
    🇨🇦 Stephen Eustáquio.
    🇮🇷 Mehdi Taremi.

    ResponderEliminar
  2. O jornal O Jogo tem tido boas revistas distribuídas junto com o jornal, mesmo posters dobrados, embora o jornal A Bola faça mais com livros e outras iniciativas que tem publicado, simplesmente duma forma faciosa exclusivamente dedicada a Benfica e Sporting. O Jogo está a pecar por ter comentaristas fanáticos do Benfica como o Cancela de Abreu e do Sporting como o Moura dos Santos, que marram só para seus lados. É pena perder assim interesse por se estar a passar para o campo antes da Bola e do Record. Enfim.

    ResponderEliminar