Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Apresentação do livro “Óscar Cruz Trajeto de Vida ”– sábado dia 12, pelas 15 horas, no auditório do Museu do FC Porto

 

Ao início da tarde deste sábado, dia 12 de novembro, com temperatura clubista de pleno verãozinho de São Martinho, vai ser apresentado o livro sobre a biografia pessoal e carreira de dirigente portista do sr. Óscar Cruz, diretor que ficou conhecido por Homem das Obras das primeiras presidências de Pinto da Costa. Cuja sessão de lançamento público terá lugar no auditório do Museu do FC Porto, no estádio do Dragão, pelas 15 horas – antecedendo a tarde desportiva das diversas modalidades do clube.

Livro este com texto da autoria Heitor Ramos, para o qual teve o autor deste blogue a boa sensação de ter podido contribuir com algo mais para a preservação da Memória Portista, desta feita com pequena contribuição pessoal, dentro do possível e de quanto foi necessário, para a elaboração deste livro, sobre o período em que esteve como Diretor de Obras e Instalações do FC Porto o depois também Vice-Presidente da Direção Portista sr. Óscar Cruz, no enquadramento histórico das primeiras décadas do tempo de consolidação do FC Porto sob a Presidência de Pinto da Costa.  Como agora o mesmo presidente Jorge Nuno Pinto da Costa tem oportunidade de recordar, no prefácio que faz no livro em apreço.

Recorde-se que o sr. Óscar Cruz foi o homem da concretização das obras do rebaixamento das bancadas do estádio das Antas, para aumento da lotação, e diversas outras obras do início das presidências de Pinto da Costa. Tendo esse tal famoso rebaixamento começado a ser pensado e inclusive referido publicamente ainda durante a campanha eleitoral antecedente à eleição de Pinto da Costa, em 1982. Ao passo que o mesmo rebaixamento das Antas foi feito, depois, para aumento da lotação do estádio, assim como teve motivação também para acorrer à necessidade de levantamento total do piso de jogo, que já tinha muitos anos e inclusive precisava de mudanças na tubagem existente no subsolo, além de remediar o caso das nascentes de água que andavam por baixo. Casos que com o rebaixamento foram remediados, ao mesmo tempo que ficou solucionado o número da lotação, de modo a permitir maiores receitas em jogos de grande afluência.

Sendo, além disso e com efeito. o histórico Dirigente Óscar da Silva Cruz, o homem das obras de solidificação do FC Porto, desde a primeira Loja Azul (trisavó ou mais da atual Loja do Dragão...) até ao início da piscina olímpica, que esteve nos planos de ampliação da cidadela desportiva das Antas, e de modo especial Dirigente da concretização do rebaixamento das bancadas para aumento de lotação do estádio das Antas.

Ora, o inicial período inesquecível dessa retoma da vida do FC Porto, como foi então após a eleição de Pinto da Costa em 1982, teve diversos contribuintes diretos à normalização que tornou possível o seguinte engrandecimento do Clube. Entre os quais efetivamente esteve Óscar Cruz, que tomou a seu cargo as instalações e manutenção física do património portista, além de junto com outros ter possibilitado a reabilitação do clube, como colaborador ativo e apoiante do Presidente, nesse período dos diretores sem sono, tal o tempo que os mesmos tiveram que dedicar à orientação clubista.

Assim sendo, na admiração pessoal por homens desses que fizeram e fazem parte boa da História do FC Porto, e atendendo ao pecúlio arquivista e historiador pessoal, calhou do autor deste blogue ter contribuído com facultação e envio de diversas digitalizações de páginas históricas sobre o período em apreço, contemplando trechos da participação do dinâmico Diretor das Obras e depois Vice-Presidente. Tendo assim havido ensejo de colaboração clubística pessoal, ao contribuir para a escrita desse memorando literário sobre o protagonista da história que ficará lavrada em livro. Cuja apresentação será assim no dia 12 de novembro de 2022, pelas 15, 00 horas, no Museu do FC Porto by BMG, ao auditório Dr. Fernando Sardoeira Pinto. Livro com texto muito bem desenvolvido por Heitor Ramos, sob quanto recordou Óscar Cruz, para o efeito.

A sessão de lançamento do livro terá apresentação do conhecido e grande portista Bernardino Barros, bem como terá a presença de muitos dos antigos e atuais dirigentes do clube, além certamente de muitos associados interessados na vida portista. 

Infelizmente aqui o autor deste apontamento não vai poder marcar presença, por fortes motivos de vida particular (com um netinho internado no Hospital S. João, enquanto outro passa data de seu aniversário, por exemplo…) mas vou estar também no Dragão com o pensamento, de sentimento ardente, quão as castanhas a queimar nos magustos da época fazem bem à disposição geral. E estamos a precisar de passar a andar mais bem-dispostos. 

A publicação do livro sobre o tempo em que esse senhor foi um dos obreiros do FC Porto, teve patrocínio do Restaurante Porto Paraíso (ali de perto do estádio do Dragão). Onde ainda há tempos houve um encntro pessoal, como se recorda em ilustração da ocasião, com o sr. Óscar Cruz, eu (Armando Pinto) e o amigo Paulo Jorge Oliveira.

Algo testemunhado também pelo proprietário do referido restaurante e ainda por um dos seus colaboradores, os quais tivemos o gosto de conhecer e registar fotograficamente, na linha do seu bom atendimento e simpático acolhimento.

Agora... então este sábado, dia 12 de novembro, há que passar a ter o livro! Ficando a ter mais documentado esse frutuoso tempo da Vida do grandioso FC Porto!!!

~~~ ***** ~~~

Resenha oficial constante no livro “ FCPorto figuras & factos 1893-2005” (de J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias, edição New D- Notícias do Douro, produto oficial licenciado FCP-2005): 

«Óscar Cruz – Director de 1982/83, primeira Gerência de Jorge Nuno Pinto da Costa, até 1988; Vice-Presidente desde 1988 até 2000.»

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Para um comentador anónimo, aqui a tentar entrar: - aconselho que verifique melhor o horário da apresentação do livro e dos jogos que se seguem mais tarde.

    ResponderEliminar