Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 15 de novembro de 2022

No 48.º Aniversário de Sérgio Conceição, o Treinador do FC Porto do período de antes e depois da pandemia Covid… e nos entretantos do futebol português!

O treinador atual do FC Porto, responsável e orientador do plantel senior do futebol portista desde 2017/18, em cuja longevidade algo rara dentro do clube azul e branco alcançou até agora 3 Campeonatos da Liga Portuguesa, 2 Taças de Portugal e 3 Supertaças nacionais Cândido de Oliveira, perfaz nesta data 48 anos. Tendo sido para já o treinador do 30.º Titulo de Campeão Nacional de futebol do FC Porto, além de em 5 anos no comando da equipa do FC Porto ter sido considerado já por 3 anos o melhor treinador das respetivas épocas.

Assinalando-se assim agora os "seus anos" em plena época do verãozinho de São Martinho, nascido que foi então num período festivo de castanhas e vinho, à boa maneira nortenha a que se veio a afeiçoar com sua ligação ao Futebol Clube do Porto, símbolo da região nortenha e charneira do país de fora de Lisboa, mas também até lá por dentro.

Assim sendo, quando se comemora o seu aniversário, não se pode deixar passar despercebido o caso, neste espaço de Memória Portista, sendo ele presentemente o treinador mais titulado de sempre no FC Porto.

Antes disso tornara-se conhecido como jogador de futebol, em cuja carreira passou pelos juniores da Académica e do FC Porto e depois de subir a sénior e haver estado emprestado ao FC Penafiel, Leça FC e FC Felgueiras (aqui em estreia no Campeonato Nacional da 1ª Divisão/1ª Liga Portuguesa), assentou praça na alta roda do futebol português pela porta grande do FC Porto.

= No FC Felgueiras

Ganho assim estatuto, regressou ao FC Porto como integrante do plantel sénior portista, alcançando títulos nacionais e chegando então à Seleção Nacional. Depois atraiu atenções de clubes estrangeiros, tendo representado o Parma, o Inter e a Lázio em Itália, regressando de permeio a Portugal e ao FC Porto, para de seguida voltar ao estrangeiro com passagens pela Bélgica, no Standard de Liège, mais pelo Koweit no Qadsia SC, e Grécia, no PAOK. Num percurso decorrido entre 1985 até 2010, com um pecúlio de 1 Campeonato Nacional de Juniores como Campeão pelo FC Porto, depois como sénior 1 de campeão da II Liga Portuguesa pelo Leça, e seguidamente já no plantel principal do FC Porto alcançou o topo com 3 títulos de Campeão Nacional em 3 campeonatos da Liga Portuguesa, mais 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça Cândido de Oliveira. Para depois em Itália ter ganho 1 Liga Italiana, 2 Taças de Itália e 1 Supertaça de Itália, enquanto nas provas europeias ganhou 1 Taça das Taças e 1 Supertaça da Europa. 

Após isso enveredou pela carreira de treinador, em 2010/11, na Bélgica, como treinador-adjunto no Standard Liège e continuando em Portugal como treinador principal através de iniciais experiências no comando das equipas do Olhanense, Académica, Braga e Vitória de Guimarães, até que rumou a França para treinar o Nantes e por fim regressou para ficar à frente do FC Porto.

Sérgio Paulo Marceneiro Conceição, nasceu em Ribeira de Frades, Coimbra, a 15 de Novembro de 1974, já depois do 25 de Abril da instauração da democracia política no país, há 48 anos. Sendo hoje o Sérgio Conceição figura pública e homem do FC Porto, mesmo já uma figura incontornável da história portista e um dos melhores da atualidade a exercer a profissão. Tricampeão de azul e branco quer como atleta e como timoneiro, ostenta uma série de conquistas, recordes e gestos que engrandecem o clube em todos os momentos. Quão foi o jogador raçudo outrora e é agora o treinador do FC Porto do período de antes e depois da pandemia Covid, num tempo de grandes dificuldades de tudo e mais alguma coisa… e nos entretantos do futebol português, procurando não vergar perante o sistema regimental sempre contra tudo o que é Futebol Clube do Porto e seus representantes!

Por tudo isto e muito mais… damos-lhe nossos parabéns, ao nosso Mister Sérgio, juntando aqui em género de pessoal prenda de aniversário uma sequência de imagens de sua carreira, por meio de algumas fotografias e gravuras constantes do material guardado em arquivo do autor desta missiva de reconhecimento. Porque quem é do FC Porto é da Família Portista!

Armando Pinto

 ((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário