Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Coleção de calendários de bolso com rostos portistas

 

No seguimento do anterior artigo, dedicado aos cromos de atletas e símbolos do FC Porto, aqui neste blogue, continua-se em modo de visualização partilhada sobre motes de coleção particular, agora deitando olhos a calendários de bolso “do Porto”.

Assim sendo, e ainda em jeito de rapsódia, como mais fragmentos de partes de conjuntos relacionados, desta vez partilham-se visualmente alguns dos chamados calendários de bolso com motivos relacionados com o FC Porto, da coleção pessoal.

Como enquadramento, recorde-se que em tempos passados, mas nem muito recuados, sobretudo pelos anos das décadas de oitenta e noventa, em finais do século XX, foi usual haver pequenos calendários de uso corrente, os calendários de bolso, assim chamados pelo seu tamanho, dando jeito a andarem nos bolsos da roupa ou bolsas das carteiras de documentos, por exemplo. Tempos em que ainda não era corrente o acesso a informação por vias informáticas ou digitalizadas, sendo assim para consultas informativas de dias, feriados, luas, etc. e tal, normalmente isso ser feito através de visão por calendários de papel e cartão, quer os grandes de paredes, fixos em casa, ou os pequenos de bolso de acompanhamento pessoal. Tendo, por extensão, atendendo à variedade de rostos desses calendários, por motivos publicitários e identificativos de diversificados temas, havido grande interesse em colecionar os mesmos. De cuja guarida ainda restam alguns, da pequena coleção angariada nesses tempos, no caso com rostos e motivos portistas. Como se partilha aqui e agora. Assim desta forma, do que há por aqui. Num vislumbre dessa coleção pessoal, guardada em pasta onde estão de jeito idêntico outras coleções arquivadas. Dentro do possível, em modo de afeição pessoal e coletiva.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário