Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 25 de março de 2020

Parabéns sr. Carlos Duarte, nos seus 87 anos !


Está de parabéns, na passagem de seu aniversário natalício, mais um dos históricos futebolistas ainda vivos da célebre linhagem portista dos anos 50 e que chegaram a jogar ainda pelos anos 60 dentro – o histórico extremo Carlos Duarte. Aquele veloz e habilidoso avançado que fazia as delícias de quem o via jogar com a camisola do FC Porto ou ouvia pelos relatos radiofónicos dos emissores nortenhos as suas jogadas entusiasmantes na linha avançada do grande clube azul e branco das Antas. O mesmo Carlos Duarte de semblante simpático, como aparecia nos jornais e gravuras.


Com efeito faz agora anos o sr. Carlos Duarte. A quem desde já e aqui e agora enviamos por este meio nossos parabéns, formulando votos de muitos anos de vida, sempre com sua simpatia. 

Pois, no dia 25 de Março de 1933 nasceu Carlos Duarte, o historicamente genial extremo angolano que representou o FC Porto durante doze épocas nas décadas de 50 e 60. O sr. Carlos Domingos Duarte, que nesta data de 25 de março de 2020 perfaz 87 anos de vida.

= Imagem duma publicação da época em que Carlos Duarte foi peça importante do plantel que no FC Porto conquistou o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal de 1955/56.

Recorde-se que Carlos Duarte fez parte do plantel do FC Porto Campeão Nacional de 1955/1956 e de 1958/1959, assim como vencedor da Taça de Portugal de 1955/1956 e 1957/1958. Além de ter ficado associado memorialmente à conquista da Taça Cosme Damião da inauguração em 1954 do antigo estádio da Luz, entre outros factos dignos de registo. 


Na linguagem de narrativas publicistas por norma referem-se as pessoas apenas pelo nome, independentemente da diferença ou não de idade relacionada com quem escreve. Mas no caso dos grandes nomes do FC Porto, daqueles que em nossos belos tempos de menino tanto apreciamos saber que eram do nosso Porto, a esses quase que só apetece tratar por senhores, pelo respeito e admiração que nos merecem.


Ora, o senhor Carlos Duarte há tempos, ainda durante o ano de 2018, foi alvo de uma muito apreciada entrevista no Porto Canal, daquelas conversas bem conduzidas pelo Rui Cerqueira. Dessa aparição em público e por outros motivos, o agora aniversariante por diversas vezes tem sido lembrado neste blogue. Como se pode relembrar (clicando) em


Armando Pinto

Post-scriptum: Já ao final do dia vimos na página de pessoa de sua família uma foto da comemoração familiar, que juntamos com muito apreço, em atualização. 


- Grande abraço nosso de Parabéns, senhor Carlos Duarte !

A. P.
((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário: