Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 18 de maio de 2021

10.º aniversário da Liga Europa/2011 do FC Porto. Recordação dessa grande vitória na final de Dublin!

Completam-se nesta data de 18 de maio dez anos sobre a final disputada em Dublin, entre o FC Porto e o Braga, para a conquista da taça da Liga Europa de 2011. Final essa que, além de tudo, ficou ainda mais histórica por ter sido a primeira final europeia totalmente portuguesa. Com Villas-Boas de um lado e Domingos do outro, transportando na máquina do tempo: antes o admirador e depois o vencedor, diante de quem antes era admirador. 

Como tal, neste dia todo o mundo portista relembra e assinala o facto, na efeméride desse inesquecível acontecimento. Algo que correspondeu bem às expetativas do universo azul e branco, mas contrariou todos os apoiantes nesse dia do clube arsenalista do Minho, que nas meias-finais eliminara o Benfica, enquanto o FC Porto conseguiu superar concludentemente os espanhóis do Villarreal. Então, no jogo decisivo, perante as vistas de todo o mundo, os Dragões triunfaram pela marca de um golo de belo efeito, obtido ainda na 1ª parte do jogo, em lance muito bem concluído após um cruzamento de Guarín, a que Falcao correspondeu com um cabeceamento brilhante para fazer o resultado da partida. E, depois, já na 2ª parte, em dia de seu aniversário, o guarda-redes Helton manteve a calma diante de Mossoró, quando este lhe apareceu pela frente em boa posição de marcar, tendo o capitão da equipa do Dragão conseguido defender melhor ainda. Até que no fim todo o plantel portista levantou o sétimo troféu internacional da história do FC Porto.

Desse célebre acontecimento, como de outros anteriores e posteriores momentos felizes, naturalmente guardamos tudo quanto apareceu pela frente, do que historiava e ilustrava essa vitória. E, além de jornais e revistas, mais posters e fâmulas, etc. e tal, houve um jornal único que passou a engrandecer o meu acervo pessoal. Tanto que, além de tudo o mais, é com esse que evoco aqui essa grande alegria. Tratando-se duma publicação dum jornal grande saído a público no próprio dia e distribuído durante a festa popular a vitoriar tal glória. Um jornal que não chegou obviamente a meia missa, entre a multidão celebrante, mas me chegou às mãos graças a gentileza de dois bons amigos portistas, os irmãos Hélder e Rui Russo. Algo que guardo bem comigo e se presta assim para celebrar a passagem de dez anos da vitória da Liga Europa da UEFA 2010-11 (à segunda temporada com esse novo nome para a competição anteriormente chamada Taça UEFA). Na final jogada no Aviva Stadium, na cidade de Dublin, na Irlanda, onde o vencedor foi o FC Porto.


Nota; Pelo tamanho da publicação em apreço, visto ser jornal de grande formato, apresenta-se o mesmo em imagens captadas por fotografias de feição amadora, simplesmente.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário