Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Cinquentenário do 1º Europeu da Seleção A de Hóquei em Patins com um hoquista do FC Porto... Campeão!

Pois foi… e é. Há 50 anos, em Maio de 1971, pela primeira vez um hoquista do FC Porto integrava uma Seleção Portuguesa de seniores  vencedora dum Campeonato da Europa de Hóquei em Patins. Cristiano era e foi esse internacional do FC Porto que primeiro foi Campeão Europeu em seniores, pela Seleção A.

Com efeito, em Maio de 1971, vimos Cristiano sagrar-se Campeão Europeu na Seleção A nacional, algo inédito no FC Porto que nunca tinha até aí tido um atleta azul e branco das modalidades amadoras com essa glória, e como tal mais essa honra ficou vincada no sentimento portista.


Até ali do FC Porto apenas tinham sido campeões europeus, embora sem essa categoria oficial, os futebolistas seniores (Hernâni, Arcanjo e Barbosa) que estiveram na vitória no Torneio Internacional de seleções militares em 1958, bem como os futebolistas juniores (Serafim e Rui) do Torneio da UEFA em 1961. Além também dos hoquistas que na seleção portuguesa de juniores, e esses haviam sido mesmo campeões europeus, em 1969 e 1970 (já com Cristiano nesse lote, mais Castro, Júlio e Fernando Barbot). Contudo, com estatuto oficial de Campeões Europeus de equipas principais foi então Cristiano a abrir o livro.


Completados então agora em maio já 50 anos desse acontecimento (e porque em lado nenhum vimos isso lembrado em tempo coincidente), tendo o Campeonato da Europa de 1971 terminado no dia 16 do mesmo mês, assinalamos aqui e agora essa passagem de tal ocorrência cinquentenária. À qual depois se sucederam homenagens pelos dias seguintes. Cuja memória se faz, sem mais, através do que na ocasião foi registado em arquivo pessoal pelo autor destas linhas, ao tempo ainda jovem estudante liceal, em páginas de cadernos de estudo, mesmo de forma manuscrita e colagens de recortes de jornais (e tudo guardado em pasta de argolas, originando os furos que aparecem nas respetivas folhas).


Assim sendo recordamos essa ocorrência, com uma crónica ilustrada da  decisiva ação de Cristiano em tal conquista, quando Portugal (em ano que Livramento não esteve presente) se sagrou brilhantemente Campeão Europeu no XXXº Campeonato da Europa disputado em Lisboa, entre 8 a 16 de maio, ao correr de 1971. 

Narrando assim:



Seguiram-se, pelos dias imediatos e algum tempo ainda, mais, sucessivas homenagens coletivas e particulares:


E, em remate, uma alusiva entrevista, no jornal O Porto:


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário