Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Memórias palpáveis e sentidas...!


Entre belos salmos, tonificantes da memória antiga, é conhecida a lembrança dum profeta judeu quando ditou profundamente: «Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua destreza. E pegue-se-me a língua ao palato (céu da boca) se me não lembrar de ti...»

Ora a memória não é coisa vã, nem é apenas história ou arquivo morto. Tanto que a memória passada cria o presente. E faz bem a tudo haver memória. Como quem perde a memória deixa de ter referências e identidade.

Não estão pois perdidas no tempo as nossas boas memórias. Quão, com devido contexto e significado, estão bem guardadas algumas das memórias de momentos importantes vividos física e sentimentalmente no ambiente do mundo portista. De cujas vivências ficaram guardadas, entre coisas de estima, algumas recordações. Como as que aqui se rememoram, apenas como exemplos. Qual presença palpável e sentida à vista do afeto, quanto a incontáveis factos históricos marcados em cada papel ou tecido. Pois, como poetou Pedro Homem de Melo, Porto é palavra exata…!

Armando Pinto

LEGENDA: Ofício da comunicação por correio da sessão de entrega da Roseta de Prata, em 1999... Envelopezinho do livre-trânsito do guarda-redes Américo aquando do seu Dragão de Ouro... Convite, como contribuinte emprestador e dador de algumas peças, aquando da abertura ao público do Museu do FCP (26/10/2013)... Bilhetes do último jogo no Estádio das Antas e da inauguração do estádio do Dragão... Convite de entrada para a inauguração do Dragão Caixa (23/4/2009)...  Bilhete de Campanha para a construção do Gimnodesportivo das Antas, inaugurado depois em 1973 (e mais tarde rebatizado Pavilhão Américo Sá)... Lenço de pano e papel acompanhante com a indicação "EU ESTIVE NA INAUGURAÇÃO (do) DRAGÃO ESTÁDIO" (16/11/2003)...!

((( Clicar sobre a imagem, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário