Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 9 de maio de 2021

Grande vitória portuguesa na Internacional Volta ao Algarve. João Rodrigues e a equipa W52-FC Porto-Reconco os grandes triunfadores da prova portuguesa de maior cartaz internacional! Ah Grandes Dragões das bicicletas!

O portista João Rodrigues (W52-FC Porto) venceu, na tarde deste domingo 9 de maio, a Volta ao Algarve de 2021, depois de ter terminado a última etapa, que ligou Albufeira ao Alto do Malhão, na segunda posição, com o mesmo tempo de Élie Gesbert (Team Arkéa-Samsic).

A W52-FC Porto-Reconco também saiu vencedora desta competição na geral por equipas, tendo ultrapassado, nesta última etapa, a Team Arkea - Samsic.

Esta é a terceira vez oficial (embora possa ser a quarta, como adiante se refere) que um ciclista do FC Porto vence a Algarvia, como é conhecida esta grande prova corrida no Algarve, e a primeira vez que um ciclista nascido no Algarve vence a mesma prova, que se disputou pela primeira vez em 1960. Também, desde 2006, que um português não vencia a corrida. O último tinha sido João Cabreira, então a correr pela Maia-Milaneza, depois de no ano anterior ter sido Hugo Sabido, pelo Paredes- Rota dos Móveis.

Com efeito, «desde a criação dos Circuitos Continentais da UCI, em 2005, que a Volta ao Algarve faz parte da UCI Europe Tour, dentro da categoria 2.1, é apenas pela segunda vez que vence um Ciclista e uma Equipa de Portugal.»

Foi um grande trabalho de equipa, mais uma vez, a proporcionar a vitória a um dos elementos do esquadrão portista, além do triunfo por equipas também, estando de parabéns o coletivo deste forte e coeso grupo de ciclistas portugueses.

Com este resultado João Rodrigues passa a ser o único corredor nacional deste século a ter no palmarés a Volta ao Algarve e a Volta a Portugal.

A história desta famosa competição Algarvia tem memórias antigas algo ténues já, havendo referências dispersas de ter tido ainda edições nos anos 30 e 40, porém sem constarem em dados de atualização recente. Bem como, além do que está em quadros normalmente referidos, consta nos arquivos internacionais ter havido 3ª edição em 1963, enquanto nos registos que têm sido difundidos em Portugal consta a 3ª edição apenas em 1977. Contudo por norma o que está em Cycling Archives de anos recuados costuma ter validade. Assim sendo, antes disso tudo e puxando o filme da história, depois do início dessa competição em 1960 e seguintes edições em 1961 e 1963, só à terceira vez da corrida, em 1963, um ciclista com a camisola do FC Porto, Azevedo Maia, havia vencido. Mais tarde, e após intromissão dum interregno longo sem ter sido organizada, voltou em 1977 a haver vitória portista, com repetição até poucos anos depois; como aconteceu através de Belmiro Silva, em 1977 e 1981 (o qual ainda venceria uma terceira vez também, em 1984, mas já quando o FC Porto deixara de ter equipa de ciclismo e ele então representava a Ovarense).  Decorrendo seguidamente todo o vasto rol sucedido ao longo dos anos, até que agora em 2021 o FC Porto voltou a ter nesta importante prova um ciclista e toda a equipa a ir ao pódio como vencedores.

João rodrigues fez toda uma prova destacável ao longo dos dias, tendo ao segundo dia alcançado a camisola azul do Prémio da Montanha, que inclusive defendeu bem, tal como a sua posição de 2º da geral, no contra-relógio do penúltimo dia. 

Até que na escalda final alcançou a camisola amarela, por fim. 

O ciclista algarvio do FC Porto João Rodrigues, que entrou para a última etapa a 12 segundos da liderança, atacou na subida final, até ao Alto do Malhão, e conseguiu bater a concorrência. Kasper Asgreen, que também estava na luta pela vitória na Algarvia, ainda deu luta, mas acabou por sucumbir no final. Já o camisola amarela Ethan Hayter ficou para trás logo no início da subida.

João Rodrigues fez a subida acompanhado pelo colega também algarvio, Amaro Antunes, que terminou a tirada na 5ª posição.

No que diz respeito à Classificação Geral, Rodrigues acabou por terminar com 9 segundos de vantagem sobre Ethan Hayter e 28 sobre Kasper Asgreen.

No Top10 houve espaço para mais um português, Jóni Brandão, também da W52-FC Porto, que ficou a 1m 40s da liderança.

Com esta vitória, João Rodrigues consegue somar vitórias nas duas principais competições de ciclismo em Portugal: a Volta a Portugal, em 2019, e, agora, a Volta ao Algarve.

~~~ ***** ~~~

Para um filme da corrida atente-se na descrição contante na página da Federação Portuguesa de Ciclismo (fpciclismo.pt), onde é feita uma descrição do final da prova, assim:

«JOÃO RODRIGUES CONQUISTA A VOLTA AO ALGARVE COM EXIBIÇÃO DE FORÇA NO MALHÃO

O português João Rodrigues (W52-FC Porto) é o vencedor da 47.ª Volta ao Algarve em Bicicleta, graças ao segundo lugar na quinta e última etapa, ganha pelo francês Élie Gesbert (Team Arkéa-Samsic), no alto do Malhão, Loulé, ao cabo de 170,1 quilómetros, percorridos desde Albufeira.

Com Ethan Hayter (INEOS Grenadiers) a partir de amarelo, mas debilitado pela queda de ontem, coube à Deceuninck-Quick-Step e à W52-FC Porto o trabalho de endurecimento da corrida, na tentativa de destronar o britânico.

A formação belga, sem homens talhados para a montanha, apostou no desgaste da concorrência durante a fase mais plana da viagem. Para isso colocou Sam Bennett e Michael Morkov no grupo de 13 fugitivos que se adiantou ao pelotão com menos de 30 quilómetros percorridos. Este grupo foi responsável pela velocidade vertiginosa das duas primeiras horas de corrida. O objetivo era claro: desgastar os trepadores mais puros no terreno plano batido pelo vento.

Já quando se entrou no encadear de montanhas da fase final, Bennett e Morkov recuaram ao grupo dos candidatos, selecionados por ação de Kasper Asgreen, terceiro na geral à partida, na curta mas íngreme subida de Alte. Só que antes da entrada no Malhão Asgreen já não tinha companheiros de equipa.

Foi a vez de a W52-FC Porto fazer uma demonstração de força pouco vista. Num grupo já curto havia seis portistas na aproximação à subida final. Os colegas de João Rodrigues endureceram o início da subida e deixaram a nu a incapacidade de Ethan Hayter para segurar a Camisola Amarela Turismo do Algarve.

A 1500 metros do final, Amaro Antunes, João Rodrigues e Élie Gesbert destacaram-se. Os dois últimos conseguiriam manter-se na dianteira. O francês venceu a etapa, com 4h10m10s (média de 40,797 Km/h). João Rodrigues chegou com o mesmo tempo e Joni Brandão, também da W52-FC Porto, foi terceiro, a 9 segundos. Asgreen cedeu 19 segundos e Hayter perdeu 21.

“Foi uma etapa disputada a alta velocidade desde a partida. Sentia-me bem hoje e já conhecia a chegada e acreditamos que poderíamos discutir a etapa. Nos momentos decisivos tomámos as rédeas da corrida e a vitória sorriu-nos na chegada”, afirmou Élie Gesbert.

Feitas as contas, João Rodrigues é o vencedor da Volta ao Algarve, que completou em 19h 03m 56s, menos 9 segundos do que Ethan Hayter e menos 28 do que Kasper Asgreen, que completaram o pódio. A força da W52-FC Porto ficou ainda plasmada na conquista da classificação coletiva.

“É uma alegria imensa, uma grande vitória, foi algo magnífico que acabamos de fazer. Esta vitória deu muito trabalho e agora é a parte de desfrutarmos deste esforço. É uma vitoria do coletivo, eu apenas consegui rematar da melhor forma possível e melhor presente não podia dar à minha equipa. Ganhar em casa é sempre magnífico, tenho cá a minha família e amigos. Não foram cinco etapas perfeitas, mas conseguimos rematar da melhor forma no dia mais importante. A equipa esteve muito bem, o Amaro fez um trabalho espetacular e por isso é que estamos aqui a celebrar. Estamos de parabéns. Não nos interessava discutir qualquer outra posição que não o primeiro lugar por isso iriamos atacar”, congratulou-se João Rodrigues.

Sam Bennett (Deceuninck-Quick-Step) conquistou a Camisola Verde Crédito Agrícola, dos pontos. Luís Fernandes (Rádio Popular-Boavista) amealhou na fuga de hoje os pontos suficientes para ser coroado rei dos trepadores e vencer a Camisola Azul Lusíadas. O estadunidense Sean Quinn (Hagens Berman Axeon), 14.º da geral, foi o melhor jovem e leva na bagagem a Camisola Branca IPDJ.»

Pois, assim sendo, em suma, O FC Porto pelas grandes corridas de seus ciclistas alcançou então uma saborosa e importante vitória, mais a mais sendo a Volta ao Algarve a competição portuguesa que tem merecido mais interesse das melhores equipas, contando com ciclistas estrangeiros de nomeada, além de fazer parte do calendário do ciclismo internacional de alto nível. De modo que esta vitória, a todos os níveis, atinge ponto alto no panorama do ciclismo português.


Como que em apoteose, regista-se aqui, por fim, a crónica da página oficial da W52-FC Porto-Reconco (w52fcporto.com) sobre esta épica vitória da turma azul e branca:

«João Rodrigues vence Volta ao Algarve

Estava escrito que ganharíamos esta prova. Depois de várias Voltas a Portugal, Grande Prémios estava a faltar a vitória na Algarvia. João Rodrigues venceu a 47ª Volta ao Algarve ao terminar a etapa em segundo e ganhar 9 segundos a Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) no Alto do Malhão.

Foram 170 quilómetros de etapa entre Albufeira e o Alto do Malhão (Loulé) que começaram com algumas tentativas de fuga, mas só aos 30 quilómetros se formou a fuga do dia, com 13 elementos.

Só nos Prémios de Montanha perto do final a fuga foi alcançada. Os 5 Prémios de Montanha a partir dos 100 quilómetros fizeram a separação do pelotão em vários grupos.

Conseguimos levar a equipa quase completa até ao penúltimo Prémio de Montanha que conseguimos passar na frente e assim manter até à subida final.

Na subida final começamos na frente até que surgiram ataques em que o João Rodrigues e Amaro Antunes responderam prontamente. Só não conseguimos anular o ataque de Élie Gesbert (Team Arkéa-Samsic) que venceu a etapa com o tempo de 4h10m10. João Rodrigues passou em segundo e em terceiro Joni Brandão.

João Rodrigues conseguiu garantir vantagem suficiente para triunfar na prova, foi uma vitória de toda a equipa que demonstrou estar ao nível de grandes equipas do top mundial e venceu o prémio colectivo.


Classificação Etapa – W52 – FC Porto – Reconco

2º João Rodrigues -mt

3º Joni Brandão +9s

5º Amaro Antunes +15s

12º José Neves +23s

44º Ricardo Mestre +2m30

59º Daniel Mestre +4m08

97º Samuel Caldeira +11m18

 


Classificação Geral final

1º João Rodrigues 19h03m56

9º Joni Brandão +1m40

11º Amaro Antunes +2m01

19º José Neves +3m39

46º Ricardo Mestre +13m05

55º Daniel Mestre +15m20

81º Samuel Caldeira +23m50

 


Geral Equipas

1º W52 – FC Porto – Reconco

 


Geral Pontos (Camisola Verde)

3º João Rodrigues


Geral Montanha (Camisola Azul)

2º João Rodrigues »

~~~ ***** ~~~

Uma vitória a toda a linha, da equipa que corre em cima das bicicletas, bem como dos responsáveis e dos que trabalham no apoio logóstico, em prol da meta vitoriosa!


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

2 comentários:

  1. Hubert Niel (p/ chat facebook)10 de maio de 2021 às 11:29

    parabéns a João Rodriguez vencedor do Algave Tour e à equipa do FC Porto, faz-me lembrar o ambiente extraordinário há 52 anos, quando fui treinador-corredor desta maravilhosa equipa do FC Porto.
    Esta equipe merece participar do Tour de France.
    Parabéns também a Elie Gesbert, um bretão como eu.
    Bravo de novo ao FC Porto e aos seus adeptos.
    Hubert Niel

    ResponderEliminar
  2. Um forte abraço.Memórias inesquecíveis.

    ResponderEliminar