Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Baú de recordações: Desportos Motorizados do FC Porto e seu Rali às Antas

Está a chegar ao mediatismo português mais uma edição do Rali de Portugal, a contar para o Mundial de Ralis em 2021, prova de grandes tradições da velocidade automóvel e entusiasmo popular nos cenários de convívios, por entre a poeira levantada pelos bólides cujo roncar atrai romarias de gente.

Na calha dessa realização, que desperta atenções por alguns dias, apraz então recordar que o FC Porto durante alguns anos também teve uma secção de Desportos Motorizados e consequentemente organizava anualmente uma prova, o Rali às Antas, decorrido em diversas edições ao longo de vários anos. Sendo isso num tempo em que mesmo também outros clubes grandes do futebol tinham o automobilismo nas atividades desportivo-sociais, dentro do ecletismo que vigorou por épocas já algo distantes.   

Tudo isso gerando então interesse, mesmo que sem meter uma bola nem aparecerem as camisolas azuis e brancas do clube – como demonstra a elucidativa imagem cimeira…  

Vem a calhar, assim, uma rememoração sobre essa antiga realidade clubista, puxando às lembranças um pequeno historial da Secção de Desportos Motorizados do FC Porto, conforme consta duma publicação da biblioteca doméstica do autor deste blogue das memórias portistas. E por extensivo troço seletivo, ainda que fazendo certa marcha-atrás no tempo, ainda, apraz relembrar uma das edições do Rali às Antas, no caso o de 1970 – conforme reportagem do jornal O Porto de 18/4/70.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Mais um belo trabalho, e como há dias ainda eu reparava, o seu bom trabalho dá motivos a posts no facebook com imagens do mesmo assunto. O que mostra como o ademiram. Parabéns. Continue. Grande abraço.

    ResponderEliminar