Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 16 de maio de 2021

Vitória de José Neves e da equipa W52-FC Porto no Grande Prémio O Jogo/Leilosoc. Triunfos individuais e coletivo no total vencedor em 2 das 3 etapas e vitória final.

O 9.º Grande Prémio O JOGO/Leilosoc deste ano de 2021 foi dominado pelo conjunto W52-FC Porto-Reconco. Tendo desta feita o FC Porto vencido, de modo que fica também inscrito na lista vitoriosa do importante Grande Prémio, prova que teve início já depois do FC Porto ter deixado de ter ciclismo nos anos 80 e de permeio esteve vários anos sem se realizar, enquanto depois que o FC Porto regressou ao ciclismo esta prova de elite com o nome d’O Jogo apenas havia ido para a estrada uma vez, em 2019. Até que agora teve vez de ficar com o nome do FC Porto no seu rol histórico, nesta era da vitoriosa parceria do clube Dragão com a W52.

Agora, na 9ª edição do G.P. O Jogo o ciclista José Fernandes Neves foi o vencedor da Geral, depois de haver ganho a 1ª etapa e consequentemente logo ter conquistado a correspondente camisola amarela, para depois ter mantido a posição de líder nas outras duas etapas seguintes. Tendo Jóni Brandão sido o mais forte na última tirada, no dia de consagração de José Neves.

Com efeito, historiando a derradeira jornada, Jóni Brandão, da W52-FC Porto, foi o mais forte na 3ª etapa do GP O Jogo, que começou e terminou em Vieira do Minho, numa ligação de 138,2 quilómetros, levando de vencida a última etapa da competição a solo. Já Luís Mendonça, da Efapel, foi segundo classificado e José Neves o terceiro, arrebatando assim a classificação geral da prova. Mendonça e Neves chegaram ambos a 12 segundos do vencedor da etapa final, Joni Brandão, em apoteose na tarde do domingo de meio de maio, dia 16. Em cujo percurso os ciclistas tiveram de superar dificuldades dum traçado bem marcado pelas subidas a Covide e ainda a Tabuaças que eram o prato principal da última tirada desta 9ª edição do GP O Jogo.

Assim, após quatro provas do calendário entretanto já realizado este ano, depois de Joni Brandão e João Rodrigues, José Neves soma a terceira vitória para o FC Porto nesta época.

Com José Neves na liderança distanciado por 12 segundos de vantagem sobre Luís Mendonça (Efapel) e Joni Brandão logo a seguir, os ciclistas da equipa azul e branca tentaram fazer primeiro e segundo com Joni Brandão a atacar. Este ataque partiu o pelotão em grupos que foram chegando a conta-gotas à meta.

Joni Brandão atacou, Luís Mendonça defendeu-se e José Neves teve apenas de seguir na roda de Mendonça. A etapa ganha por Joni Brandão com 12 segundos para o trio perseguidor onde vinha José Neves que conseguiu defender da melhor forma a vantagem e a vitória na prova.

Para além da vitória na Geral, José Neves garantiu também a vitória da classificação da Montanha. A equipa portista venceu também por equipas e conseguiu fechar a prova com 4 ciclistas no top10.

Classificação etapa final:

1º Joni Brandão 3h18m49

3º José Neves +12s

7º Ricardo Vilela +36s

10º João Rodrigues +1m

24º Rui Vinhas +7m47

29º Ricardo Mestre +7m47

42º Jorge Magalhães +11m38

 

Geral Individual final

1º José Neves 7h17m31

3º Joni Brandão +22s

7º Ricardo Vilela +1m16

9º João Rodrigues +1m56s

20º Ricardo Mestre +12m28

21º Rui Vinhas +12m33

52º Jorge Magalhães +34m21

 

Geral por Equipas

1º W52 FC Porto

 

Geral por Pontos

2º Joni Brandão

3º José Neves

 

Geral da Cl. Montanha

1º José Neves

 

Geral das Metas Volantes

2º José Neves

 

Geral de Sprints

2º José Neves

 

Armando Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário