Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 4 de maio de 2021

Ao Jorge Câmara, num amplexo hoquista com e sem patins…!

Todos os atletas que vestiram e honraram a sagrada camisola azul e branca do FC Porto sempre foram dos nossos, merecendo nosso respeito e admiração por terem representado esse algo especial que é o nosso clube Dragão. Podendo-se dizer que todos, mesmo os que só conhecemos por jornais, livros ou por transmissões televisivas, além dos que vimos nos estádios e nos pavilhões (nas modalidades de bola) e até pelas estradas (como no caso dos ciclistas) são como se fossem de nossa família, por terem jogado e corrido por nós, pelo que sentimos. Havendo, além disso, entre vários desses, por oportunidades surgidas, alguns ainda tido maior ligação pessoal por via de amizade comum granjeada. Estando nesse lote, dos que ainda mais nos fazem sentir o bem da estima, o antigo hoquista Jorge Câmara.

Para além de ser atleta, Jorge Pestana Câmara também ajudou a formar jogadores, tendo participado nas escolas de patinagem como treinador, ao sábado de tarde, e depois mais tarde, quando alguns miúdos já patinavam bem, passou também a utilizar o domingo de manhã para que aqueles que já patinavam tivessem contacto com stique e bola. Foi também treinador das equipas B de Juvenis e de Juniores. Nunca recebendo um único cêntimo quer como jogador ou treinador. E além disso por vezes ainda desempenhou missão de espécie de relações públicas da secção. Como aconteceu em 1972 num sábado de maio proporcionado pelo Seccionista sr. Sampaio Motta a um adepto entusiasta do hóquei portista, seguidor da atividade do hóquei patinado portista à distância de largos quilómetros (para a época), que o Jorge acompanhou como cicerone amigo durante toda essa tarde até ao jogo da noite, como me recordo bem…

O Jorge, entre diversos momentos de boas lembranças que teve na sua carreira de hoquista, por entre participações na equipa principal portista (como se recorda pela imagem que encima este artigo e pela crónica da imagem supra), também alcançou títulos no FC Porto. Tendo, já como sénior, alcançado até triunfos pela Equipa B do FCP, porque nesse tempo o hóquei portista tinha praticamente duas equipas quase idênticas. Sendo de uma dessas ocasiões a imagem seguinte, com o Jorge numa das equipas seniores do clube, no caso a equipa FC Porto B que venceu o Torneio de Abertura de 1973 da II Divisão. 

Da esquerda para a direita: em cima - Graça, Hernâni, Brandão e Jorge Câmara; em baixo - Pinto Ferreira, Frias, Zé  Manuel e Augusto.

Ora, o grande amigo Jorge entra agora também no clube dos aniversariantes deste ano, ao completar a soma que faz sessenta e nove (de idade entenda-se…). De modo que fica desde já à porta do grupo dos setentas. Como tal, e com muito gosto, aqui lhe deixo os meus Parabéns, com desejos sinceros de muitos anos de vida.

Como a distância física de residência ainda é relativa, desta vez tem de ser mesmo por esta via o envio duma lembrançazita de parabéns, assim. Juntando aqui mais uma página da minha pasta de arquivo de meu tempo juvenil. Na ligação desses tempos em que, ele de patins e eu só com atento entusiasmo, mas sem patins, fomos ganhando a amizade que o mundo do grande clube FC Porto proporciona.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Muito obrigado Armando Pinto. A amizade é recíproca como tu bem sabes. A distância agora e bem maior pois regressei ao Funchal de sou natural. Forte abraço

    ResponderEliminar