Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Efeméride da Inauguração do Estádio das Antas (28-5-1952)

Aos 28 dias do mês de maio do ano de mil novecentos e cinquenta e dois era solenemente inaugurado o estádio das Antas, oficialmente chamado Estádio do Futebol Clube do Porto. Tendo presidido ao cerimonial o então Presidente da República, General Francisco Higino Craveiro Lopes, aproveitando sua segunda vinda e primeira visita oficial à cidade do Porto após ser investido como Chefe do Estado, então para visitar e inaugurar algumas obras na cidade. Conforme se pode ler no livro “Notícia político-biográfica do General Craveiro Lopes 11º Presidente da República Portuguesa", da autoria de Zuzarte de Mendonça Filho e publicado em Lisboa em 1954. No qual se encontra uma foto sugestiva, da admiração de Craveiro Lopes pela imponência do estádio portista.

À época era presidente do FC Porto o Dr. Urgel Horta, mas grandes impulsionadores haviam sido também outros grandes homens da vida do FC Porto como o sr. Sebastião Ferreira Mendes, o Dr. Cesário Bonito, o Dr. Moreira de Sousa, o Dr. Miguel Pereira, o sr. Afonso Pinto de Magalhães, entre muitos outros.


Desse grande empreendimento do que foi a casa desportiva do FC Porto durante cinquenta e um anos e meio, recuperamos para aqui, agora, alguns textos impressos no jornal O Norte Desportivo, aquando dos 25 anos do estádio, em 1977.

Ora em 1952 ainda eu não existia. Mas depois já andava na escola primária quando se deu o maior roubo verificado nas Antas, como está explícito na peça acima (apenas que o autor do texto quis dourar a pílula escrevendo que o Benfica não tivera culpa… mas bem se sabe o que era norma do sistema, em tal regime). E, por fim, por ter sido ocorrência em que estive presente, junto aqui imagem do meu bilhete do último jogo disputado no Estádio das Antas, a 24 de janeiro de 2004.


O estádio das Antas, que ao tempo da inauguração festiva ainda estava em obras, substituíra o Campo da Constituição, já pequeno para a afluência de público. 

E esse recinto muito maior e de maior comodidade, tivera então inauguração apressada para contar com  a presença do Presidente Caraveiro Lopes, em sua visita oficial à cidade do Porto em dia de comemoração nacional (do 28 de maio de 1926). Teve depois primeiro jogo oficial contra o Sportng a contar para a Taça de Portugal, com vitória portista por 2-0. Decorrendo seguidamente o tempo, sendo que «O Estádio das Antas foi a principal casa dos Dragões durante 52 anos, que puderam lá festejar uma Taça Intercontinental, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus, uma Taça UEFA, uma Supertaça Europeia, 16 campeonatos nacionais, 12 Taças de Portugal e 13 Supertaças.»

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário