Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 20 de novembro de 2021

Recordações do Baú Portista: Américo vencedor do «Prémio Jornal “O Porto”» em 1964

Em novembro do ano de 1964 o guarda-redes Américo, ao ser o desportista do FC Porto mais votado nas páginas do jornal do clube, foi o vencedor do «Prémio Jornal “O Porto”» – conforme era declarado no próprio jornal nesse mesmo mês anterior ao de Natal. Prémio que teve então existência nesse ano, através de iniciativa da ao tempo existente Comissão Pró-sede, que também levou a efeito a entrega do "Trofeu Pinga", criado ainda no mesmo ano, após o falecimento no ano anterior do famoso futebolista Artur de Sousa “Pinga”.

Da ocorrência transpõe-se para aqui e agora a notícia do «Prémio Jornal “O Porto”», conforme ao tempo foi noticiado o tema no próprio jornal. Enquanto, na ocasião, ainda não havia sido declarado o vencedor do Troféu Pinga, no futebol, reconhecimento com que depois, nessa primeira atribuição do trofeu, foi galardoado o grande Hernâni como futebolista sénior e Artur Jorge como júnior (e, por se estar com a mão na massa, é de acrescentar que noutras modalidades esse galardão foi para Alexandre Magalhães no hóquei em patins; Sousa Cardoso no ciclismo; Fernando Dias no andebol; Mário Portugal no basquetebol; Carlos Pinto no hóquei em campo; Fátima Almeida e Vaz Pinto na natação; Fernando Teixeira e D. Josina Sampaio e Castro na pesca desportiva; Fernando Figueiredo no ténis de mesa; e José Passos no voleibol, quanto às respetivas categorias de seniores, porque houve também para os escalões mais jovens). Ao passo que o mesmo "Trofeu Pinga" passaria a ter atribuição bi-anual, e assim dois anos depois seria também entregue a Américo como futebolista sénior em 1966.

Posto isto, como enquadramento e explicação, atente-se na nota noticiosa sobre o «Prémio Jornal “O Porto”» ganho por Américo em 1964 – fruto da sua popularidade e pela grande admiração com que era reconhecido entre os adeptos portistas, perante a votação dada pelos leitores do jornal oficial do FC Porto.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário