Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Em tempo de "Todos os Santos e Fieis Defuntos": Recordação da "lavra" da escultura do Mausoléu do FC Porto

Entre as marcantes obras no universo portista da presidência de Afonso Pinto de Magalhães, além das instalações que desapareceram com a evolução histórica do clube, permanece ereto com profundo significado o Mausoléu que desde 1968 acolhe os restos mortais de grandes representantes do FC Porto. Cujo amplo jazigo, onde repousam Glórias do FC Porto, tem um emblemático anjo escultural a encabeçar a amplitude daquela terna existência. Tendo a escultura passado naturalmente por diversas fases antes da colocação como ornamento representativo no mausoléu, incluindo uma visita oficial clubista ao ateliê do escultor, por parte da “Comissão Cultural” do clube, como foi na época registado e noticiado no jornal O Porto.

Agora que essa peça de escultura faz parte da estatuária de arquitetura sepulcral, em tempo de avivar a memória dos grandes portistas que jazem na sepultura santa do FC Porto (algo raro, em clubes desportivos portugueses, mais valorizando tal existência), recordamos assim aqui a fase de apresentação e aprovação, ao tempo, da mesma peça escultórica que desde 1968 abençoa o sentimento portista na eternidade da paz dos justos.  

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário