Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Pepe torna-se o jogador mais velho a jogar pela Seleção A do futebol português

Pepe, o valioso defesa luso-brasileiro e internacional português, futebolista do Futebol Clube do Porto, tornou-se esta quinta-feira, dia de São Martinho, o jogador mais velho de sempre a representar a Seleção Nacional, ao entrar em campo diante da Irlanda, em Dublin, no encontro da fase de apuramento para o Mundial'2022.

Com 38 anos, 8 meses e 16 dias de idade, o defesa-central do FC Porto supera o antigo guarda-redes Vítor Damas, que em 1986 havia representado a equipa das quinas com 38 anos, 8 meses e quatro dias. Os dois num 'top-5' que é completado por Silvino, Ricardo Carvalho e Manuel Bento. Estando assim entre os cinco jogadores mais idosos, que representaram Portugal, dois defesas representantes do FC Porto, Pepe e Ricardo Carvalho. Pormenor significativo, atendendo a realmente, como é do conhecimento geral, só costumarem ser selecionados para a equipa da FPF, por norma, jogadores do FC Porto cujo valor é muitíssimo superior aos dos outros clubes.

Neste jogo da Seleção A portuguesa, terminado com um empate de 0-0, Pepe acabou ainda por ver o segundo cartão amarelo perto do fim do jogo, sendo então expulso por acumulação de cartões, aspeto de somenos, afinal. Visto isso, como a Seleção dita portuguesa nunca favoreceu jogadores portistas, quão é da história (e tantos factos comprovam isso, com cúmulo memorando nos casos de Américo no Mundial de 1966 e Vítor Baía no Euro de 2004…), como o caso de agora retira Pepe do último jogo do apuramento para o próximo Mundial, assim ao menos Pepe pelo menos não fica “à pega” de se poder lesionar, desta feita, descansando para regressar em condições aos trabalhos da equipa do FC Porto.   

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário