Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Uma Foto com História: Mesa d´honra da sessão inaugurativa da Delegação do FC Porto em Lisboa

Em 1970, no início de agosto, era inaugurada com festiva circunstância, à boa maneira do Norte, a Casa-Delegação do FC Porto em Lisboa. A que se reporta a imagem, relativa à sessão solene, cuja mesa de honra constituída por ilustres portistas permite à posteridade que o correspondente ato e seus intervenientes estejam perpetuados ainda mais por esta imagem histórica.

Anteriormente já havia existido em Lisboa uma Casa do FC Porto, conforme ainda se lê em páginas da História do FC Porto. Tendo havido anteriores existências por anos memorandos. De permeio com interrupção dessa realidade. Até que na presidência de Afonso Pinto de Magalhães voltou a abrir portas uma casa portista na capital política do sistema português, sendo com Pinto de Magalhães à frente dos destinos do clube azul e branco das Antas que foi criada a então chamada Casa-Delegação do FC Porto em Lisboa. Cuja sede ficou implantada em pleno coração alfacinha, então e durante algum tempo na Avenida da Liberdade (até à mudança para as instalações atuais). Ficando ligados a essa bela realidade grandes portistas como Guilhermino de Oliveira, Luís Mascarenhas, Picado Magalhães, Fernando Moreira, Avelino Baptista, Mário Figueiredo, Dr. Santos Carvalho, etc.

Chegado o dia de abertura, e escolhido como data oficial da fundação da delegação o 2 de Agosto de 1970, a mesa que presidiu à sessão solene teve a constituição que ficou para a história com esta foto com muita história: Da esquerda para a direita - Jorge Nuno Pinto da Costa (ao tempo diretor das modalidades amadoras, mais tarde chefe do departamento de futebol e por fim Presidente do clube), seguido de Guilhermino de Oliveira (presidente da Comissão Diretiva da Casa-Delegação de Lisboa), Afonso Pinto de Magalhães (Presidente do FC Porto nesse tempo e sócio nº 1 da Delegação), Dr. Correia da Silva e Arq.º Fernando Girão (membros do Corpos Gerentes do FC Porto). Cuja ocorrência é assim aqui recordada, como lembrança entre memórias portistas de sempre.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))

Sem comentários:

Enviar um comentário