Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Entre Portistas ilustres pouco lembrados: COVÃO DAMASCENO – Sócio do FCP, colaborador do ciclismo e antigo Presidente da Associação de Ciclismo do Norte

De vez em quando há que lembrar aqui também bons portistas de sempre que nem sempre foram ou são lembrados, quão sobretudo estão algo esquecidos na memória dos tempos. Tal o caso ora a relembrar. Como é e foi este antigo dirigente da Associação de Ciclismo do Norte, que como foi registado no jornal oficial do FC Porto pelos idos anos da década de 60, sempre estava disponível a colaborar com o FC Porto, através  de patrocínios de sua famosa empresa, nomeadamente na realização da antiga organização do ciclismo portista que foi o Grande Prémio do Futebol Clube do Porto. Conforme se fica a saber por pequena coluna que ficou impressa no O Porto de 08/02/1969 e aqui se dá a (re)conhecer:


Aditamento em Post-scriptum: Segundo informação de pessoa da família, Damasceno Covão não seria propriamente um portista acérrimo, mas contudo, como se sabe, era associado do FC Porto. Tal como sócio do FC Porto era também seu irmão Damasceno Covão e ambos colaboradores do FC Porto como apoiantes da secção de ciclismo portista, através sobretudo dos patrocínios e entreajuda na organização de provas. Sendo de acrescentar também uma referência contida no jornal O Porto sobre o referido Damasceno Covão, no respetivo número de 13 de junho de 1970 do então órgão oficial informativo e historiador do FC Porto.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário