Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 28 de novembro de 2021

Guilherme Mota - Pedalada de apresentação do jovem novo reforço da equipa de ciclismo W52-FC Porto (no Jornal de Leiria): «FC Porto é “oportunidade demasiado grande para ser desperdiçada”»

- Do Jornal de Leiria - Declarações, ao jeito de pedalada de início de corrida, de nova corrida, nova "viagem" pelo ciclismo clássico de competição, do jovem ciclista Guilherme Mota, que na próxima época de 2022 passa a representar a W52-FC Porto de Adriano Quintanilha, equipa superiormente orientada por Nuno Ribeiro, mais ação dirigente e diligente de Maximino Pereira, com a carismática figura de Pinto da Costa e da Direção do FC Porto como charneira de todo esse vitorioso projeto portista.

Guilherme Mota, jovem promessa, é assim um valor em que se depositam boas esperanças, além de natural curiosidade, como mais-valia na junção de juventude à experiência predominante na equipa azul e branca.

Eis o que está publicado no jornal referido:

FC Porto é “oportunidade demasiado grande para ser desperdiçada”

J L (jornaldeleiria.pt/) - 27 NOV 2021

Guilherme Mota, da Caranguejeira, vai representar a equipa de ciclismo que mais sucesso tem tido no País - vai ser colega de ciclistas que também são ídolos

«Estávamos em finais de Junho e em todo o País havia ciclistas a ultimar a preparação para os Campeonatos Nacionais. Guilherme Mota, mesmo a chegar ao pico de forma, optara pela região de Braga.

Era dia de treino e quando descia o Bom Jesus a todo o gás teve uma queda violenta que lhe coartou todo o resto da temporada. A fratura de rádio e cúbito precisou de duas placas, de 16 parafusos e vários meses para ser debelada.

No entanto, o talento do campeão nacional de contra-relógio, tanto em sub-23 quanto em juniores, é há muito reconhecido no pelotão e não foi por causa da lesão grave que foi esquecido.

Na verdade, surgiram “várias propostas interessantes” ao ciclista da Caranguejeira que representava a Oliveirense, “de Portugal e do estrangeiro”, mas houve uma em especial que lhe arregalou os olhos.

Em Agosto, começou a haver “alguma manifestação de interesse do senhor Adriano Quintanilha”, responsável máximo pela equipa do Futebol Clube do Porto.

“Foi o melhor desafio que me foi proposto e não consegui dizer que não”, admite Guilherme Mota, que acabou por assinar até final de 2023.

“Gostei muito do projeto. É uma equipa bastante madura, com uma média de idades bastante alta, mas decidiram também olhar para o futuro.”

O palmarés do FC Porto é “absolutamente invejável” e na última meia-dúzia de anos, desde que se associou à W52, tem dominado a Grandíssima, com cinco vitórias nas últimas seis edições (N. A.- Aliás 6 em 6, se houver justiça no caso-Alarcón).

O estudante de Engenharia Biomédica, que tem como um dos objetivos da temporada uma grande participação no Europeu de contra-relógio, na Anadia, não teve dúvidas.

“É um sonho ir à Volta a Portugal com estas pessoas que foram meus ídolos e agora são meus colegas de equipa”. A oportunidade é também uma prova de que “tudo é possível”. “Se acreditarmos em nós, se trabalharmos, mesmo que tenhamos um percalço as pessoas não vão deixar de olhar para o que fizemos. E esta é uma oportunidade demasiado grande para ser desperdiçada.”»

 (Texto entre parênteses e foto, do jornal de Leiria: Miguel Pereira/Global Imagens)

Armando Pinto 


Sem comentários:

Enviar um comentário