Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 27 de novembro de 2021

Efeméride: Jogo que fez Cubillas também vencedor da Taça de Portugal de 1976/77

A 27 de novembro de 1976 o FC Porto deslocou-se a Viseu para jogar no Estádio do Fontelo diante do Académico de Viseu, na eliminatória de entrada dos clubes primodivisionários na edição de 1976/77 da Taça de Portugal. 

Nessa eliminatória, ainda que perante um adversário de escalão inferior, os comandados de José Maria Pedroto não tiveram um jogo fácil, tanto que só nos últimos 30 minutos é que a questão ficou resolvida, com golos da autoria de Oliveira e Cubillas, os marcadores de serviço na vitória por 2-0 então acontecida. 


O FC Porto então alinhou com: Joaquim Torres, Murça, Adelino Teixeira, Carlos Simões e Gabriel; Octávio, Rodolfo e Cubillas; Ailton (depois Oliveira), Duda e Ademir. Sendo marcadores: Oliveira, aos 69 minutos; e Cubillas, aos 86 minutos do jogo.

Esse encontro, que foi do início da caminhada triunfal na Taça de Portugal que o FC Porto veio a vencer, na primavera de 1977, acabou por ser também um dos dois jogos em que Teófilo Cubillas jogou com a camisola do FC Porto nessa mesma prova, na época de 1976/77 (junto com o da eliminatoria seguinte com o Alba), visto ter depois regressado ao seu país. Ficando consequentemente como participante na mesma competição e como tal a fazer parte integrante do lote dos jogadores utilizados ao longo das eliminatórias correspondentes, como vencedor também da Taça de Portugal de 1976/1977 (culminada meses volvidos, em maio de 1977, com o triunfo sobre o Sporting clube de Braga por 1-0, na final disputada no Estádio das Antas e resolvida com um golo de Fernando Gomes).

= Da revista O Chuto - Edição Especial 1977 =

Cubillas, célebre futebolista peruano que passeou pelos estádios de futebol a sua elegante classe, e que para muitos simpatizantes continua a ser considerado o melhor futebolista estrangeiro que jogou no FC Porto e mesmo dos melhores em clubes portugueses, conquistou assim também um título português, pelo Futebol Clube do Porto, em competições do calendário futebolístico superior de Portugal.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))


Sem comentários:

Enviar um comentário