Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Efeméride da entrega oficial da Condecoração da Ordem do Infante D. Henrique ao FC Porto

A 10 de dezembro de 1983 o Presidente da República, general Ramalho Eanes, entregava ao FC Porto a Comenda de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique, que fora atribuída ao clube em 1981.

Galardão de honra oficial, esse da medalha (comenda) de tal reconhecimento honorífico da Nação, que então era assim entregue já no exercício presidencial de Jorge Nuno Pinto da Costa à frente do futuro do FC Porto, como ficara decidido em anterior receção do Presidente Eanes à Direção do FC Porto, após a eleição da nova Direção Portista, como reconhecimento do Presidente de Todos os Portugueses aos dirigentes que assumiram os destinos do clube – depois dos tempos difíceis da santa aliança que se misturou com o verão quente das Antas, quando Américo Sá, como Deputado pelo CDS na Assembleia da República em Lisboa,  obedeceu à política do benfiquista ferrenho e chefe do seu partido, ao tempo Freitas do Amaral (que anos mais tarde inclusive foi autor de um parecer jurídico a tentar prejudicar o FC Porto, como é da memória desportiva e social de quem não tem lembranças curtas).

Estava o FC Porto a solidificar-se na nova vida saída da devolução do clube aos sócios, como foi amplamente decidido na eleição de abril de 1982; e começava a ter reconhecimentos que anteviam o futuro promissor do porvir.

Desse acontecimento de Dezembro de 1983 junta-se imagem da 1ª página, com os presidentes e vice-presidente da Direção, Pinto da Costa e Alexandre Magalhães, a fazerem as honras da casa; complementando com algo da reportagem respetiva do jornal O Porto, a ilustrar a Visita de Ramalho Eanes, aquando da condecoração ao FC Porto com a comenda da Ordem do Infante.



Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário