Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

84.º Aniversário Natalício de Pinto da Costa, o Presidente do FC Porto

Perfaz esta terça-feira, dia 28 de dezembro, 84 anos que nasceu Jorge Nuno Lima Pinto da Costa, o Presidente da Direção e da SAD do FC Porto. Comemorando-se assim o 84º aniversário natalício do líder dos dragões, nascido no dia dos Santos Inocentes de 1937, na cidade do Porto, dentro da Rua de Cedofeita.

Ora, com 84 anos de vida, dos quais a maior parte desse tempo dedicado ao FC Porto, primeiro como adepto e sócio, mais tarde como dirigente de modalidades amadoras e depois no departamento de futebol profissional, até que em 1982 passou a ser o Presidente da Direção, missão em que ainda se mantém, Nuno Pinto da Costa é o Presidente com mais tempo no lugar cimeiro e recordista de títulos desportivos conquistados no mundo.

Nesta data, como tal, aqui é assinalado pelo autor deste blogue tão importante facto, neste espaço pessoal de afeto memorial portista. Através de imagens de livros, revistas e outras recordações que fazem parte do acervo estimativo do autor – entre diversificado material do género. Sem necessidade de grandes explicações, por quanto fica à mostra, por este meio, apenas como exemplo. De cuja coleção só de livros dele e só sobre ele já são sete, tantos quantos os títulos internacionais conquistados no futebol senior como Presidente. Ficando a faltar mais, para igualar o número de mais títulos internacionais obtidos com o futebol jovem, como também no hóquei em patins e no bilhar.












Além de literatura em suportes vários, também nos álbuns pessoais algo faz parte das recordações personalizadas, como alguns momentos registados em fotos com história significativa.


Parabéns senhor Presidente-Dragão!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário