Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Jantar dos Campeões de Hóquei em Patins de 1969

Mais uma vez, em sinal de vitalidade, companheirismo e ligação clubística, decorreu no último dia de novembro, deste ano, o anual jantar de encontro dos Campeões Metropolitanos e Vice-Campeões Nacionais de 1969 do Hóquei em Patins do FC Porto. Em reencontro com a história e laços familiares desses tempos do hóquei patinado portista.

Estiveram então presentes os hoquistas campeões dessa célebre época de lançamento da competitividade a nível nacional do hóquei portista: Desde o capitão e experiente líder Alexandre Magalhães… ao valoroso avançado Cristiano, que ainda jovem e como grande revelação desse tempo impulsionou o desenvolvimento da modalidade no clube… mais o polivalente Joaquim Leite, que já havia sido campeão e internacional no hóquei em campo e na mudança para as andanças de setique sobre patins se tornou mais-valia significativa… como também o guarda-redes João de Brito que havia sido internacional campeão europeu tempos antes… bem como o guardião José Castro que, além de ter estado nos treinos da seleção nacional A e ser campeão pela júnior, era já o garante da continuidade na salvaguarda das balizas do FC Porto… juntando o Hernâni que há muito era valor assumido dentro do hóquei portista… mais, embora como recordação sempre presente, o (entretanto falecido) Ricardo, avançado do melhor que havia e apenas não foi à seleção dita portuguesa por jogar no FC Porto… e, mesmo presentes fisicamente, também os reforços autênticos Fernando Graça, Sobral, Valentim e Rui Caetano… mais ainda, como convidados, José Fernandes, que ingressou no FC Porto na época imediata ao título Metropolitano do FC Porto e integrou a equipa que em 1970 fez a estreia internacional do FC Porto, na primeira participação do clube na então Taça dos Campeões Europeus… e Fernando Barbot, que junto com Cristiano, Castro e Júlio, foi Campeão Europeu em 1968 também pela seleção de juniores, como depois fez parte do plantel senior do FC Porto em épocas seguintes.  

Foi também convidado aqui o autor destas linhas escritas, como adepto especial e atentíssimo seguidor da equipa nesse tempo, além de ter o grato prazer de ter por bons amigos alguns desses tais hoquistas desse tempo também, em gesto que muito agradeço mas a que não pude corresponder por motivos particulares. Podendo noutra ocasião  surgir nova oportunidade de estar com todos esses amigos hoquistas que tanto admirei e pelos quais sinto muita estima e mais que consideração.

Do repasto acontecido esta terça-feira última de novembro, dia 30 e véspera do feriado da Restauração Portuguesa, como data comemorativa também da efeméride hoquista em apreço, ilustra-se a narrativa com algumas imagens desse encontro, à volta da mesa de refeição familiar, com Alexandre Magalhães à cabeça, como irmão mais velho, tendo ao lado Cristiano Trindade Pereira, organizador de mais esta feliz ocorrência, e ao correr dos lados da mesma mesa todos os restantes colegas, juntos nessa sala de um restaurante da área do Grande Porto, nos arredores da cidade do Porto.  

Diziam e escreveram célebres escritores clássicos que o Porto em tempos que já lá vão era uma aldeia com muitas casas e uma terra com muita gente conhecida, mas ainda hoje continua a ser um rincão de boa gente que se estima, gosta de conviver e tem de seu o melhor da vida honesta e verdadeira. Como em mais um encontro como este ficou bem vincado, de mãos dadas do passado ao presente.

= Grupo dos antigos hoquistas do FC Porto presentes no Jantar dos Campeões Metropolitanos e Vice Campeões Nacionais de 1969. A partir da esquerda: em baixo - Valentim, Castro, José Fernandes, Rui Caetano; e em cima - Brito, Alexandre Magalhães, Leite, Fernando Graça, Hernâni, Sobral, Cristiano e Fernando Barbot.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário