Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Um livro de vez em quando… Obra “NÚMEROS E NOMES DO FUTEBOL PORTUGUÊS”- Compilação de Ricardo Ornellas, de 1949

Olhando para a estante de livros diversos, aqui em casa, por vezes os olhos calham de reparar nalgum que foi lido há já muito tempo, mas por vezes merece ser consultado. Como desta vez calha de lembrar o livro “NÚMEROS E NOMES DO FUTEBOL PORTUGUÊS. Compilação de Ricardo Ornellas”, 1.ª edição, de 1949. Obra rara, atualmente, que à época foi uma “Edição do «Diário Popular» (Soc. Industrial de Imprensa): 1949-50”, publicada em 1949”. Com 189 páginas de texto e fotos, mais 3 complementares e uma folha desdobrável. Também referindo conter “Capa de Pargana e Colaboração de Carlos Pinhão”.

Ora, este livro, que é «Obra de referência sobre o futebol nacional, dos primórdios até 1949, ano da sua publicação», é também «Livro muitíssimo ilustrado com tabelas e desenhos esquemáticos no texto, e 100 páginas em separado reproduzindo retratos de jogadores dirigentes, equipas em pose e "instantâneos" de desafios. Inclui ainda uma folha desdobrável: Os internacionais portugueses que alinharam nos sessenta e três desafios da Selecção Nacional.» …"Começa por ser um pontapé na bola... Depois...». «Números exactos ou enganadores - que ficam para sempre. Nomes que valem mais ou menos - a definirem épocas. De aí o título deste livro." (Excertos da Apresentação)

Acresce que, tendo este livro antigo sido produzido em Lisboa e por jornalistas lisboetas, foi um trabalho digno de nota, referindo tudo e todos até esse tempo, sem esquecer o FC Porto, incluindo mesmo algumas fotos de interesse portista. Daí que merece um lugar na biblioteca pessoal aqui do autor deste blogue. E dele se extraem algumas imagens, em captações fotográficas – e não em digitalizações para o não estragar, como livro antigo com evidentes efeitos da antiguidade do papel e impressão. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário