Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 12 de dezembro de 2021

Anuário do Ciclismo em revista – publicação dos jornais O Jogo e Jornal de Notícias, em inédita edição de misto memorando colecionável!

Como aqui adiantei há dias, para informação amiga a eventuais interessados e sobretudo colecionadores de publicações históricas, chegou este domingo ao público a revista “Anuário 2021 Ciclismo”. Uma espécie de retrospetiva em formato de recolha, a registar “uma época empolgante de ciclismo eternizada em anuário”, num “resumo das principais pedaladas de 2021, a nível nacional e internacional, compilado em revista com 100 páginas, editada pelo JN e por O Jogo, jornais do Global Media Group, que aborda ainda as variantes de pista, BTT, ciclocross, BMX e Paraciclismo.” Referente ao “ano de 2021, que marcou a retoma das modalidades após os sobressaltos maiores da pandemia da covid-19, (e que) foi um dos mais emocionantes dos pelotões nacional e internacional, com uma panóplia de êxitos, duelos e revelações, que foram agora compiladas num documento essencial para todos os fãs da modalidade.”

Sendo uma inédita publicação de jornais nacionais, ao jeito de retoma de anteriores iniciativas desses jornais – quando eram feitas revistas dos grandes factos desportivos nacionais e internacionais envolvendo clubes portugueses, que no caso de finais do século XX e pelo século XXI bem dentro foram sobretudo com o FC Porto como heroico protagonista – esta publicação está já aqui em mãos do autor deste blogue, para de seguida ficar guardada bem junto com outra literatura enfeixada em livros, sobre temas caros ao interesse portista.

… Além naturalmente dum livro de autoria pessoal.

… Bem como ainda mais outros livros e revistas sobre matéria variada de ciclismo.

Dada pessoalmente uma primeira vista de olhos à publicação em apreço, a revista-anuário do ciclismo em 2021, gostei do que vi e já comecei a ler e rever. Ficando na noção de tal interesse uma sugestão, como apontamento: em possível futura publicação do género, ficaria bem e ajudava a complementar tudo isso, também, uma resenha histórica do passado, em modo de resumida base de dados sobre o historial da modalidade no país. E, quem sabe, se possível, em revistas separadas, surgir ainda também uma resenha histórica da modalidade do ciclismo nas principais equipas portuguesas. Ficam as sugestões, bem-intencionadas.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário