Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Memória Hoquística – do meio de DEZEMBRO DE 1976: Vitória no “Torneio Manuel Maria Lopes Gonçalves”!

Quando agora, em dezembro de 2021, o FC Porto se sagrou Campeão Mundial de hóquei em patins, na histórica vitória conseguida no pavilhão sportinguista, de tal forma que até deixou a Sporting TV com a transmissão interrompida à pressa por desgosto… calha a preceito recordar alguns nomes de hoquistas de outrora do FC Porto, entre os que fizeram a ligação do hóquei patinado portista desde os tempos de luvas remendadas com adesivos e sem sequer poderem ficar com as camisolas… até ao tempo atual em que a modalidade no FC Porto é algo esplendoroso, como se sabe. Vindo assim a propósito recordar uma vitória ocorrida também a meio dum mês de Dezembro já distante, em 1976: - O triunfo no “Torneio Manuel Maria Lopes Gonçalves”, uma prova realizada em homenagem ao antigo dirigente desse nome, com desempenho associativo e federativo, que estivera ligado à organização do Mundial de hóquei realizado no Porto em 1958, mas que como apoiante de Humberto Delgado na campanha do mesmo ano de 58 foi perseguido politicamente; e mais tarde, após reabilitação a seguir ao 25 de abril e falecido no ano seguinte de 1975, foi homenageado em 1976 através da taça com seu nome na sua modalidade do hóquei em patins.

Desse Torneio reporta-se, com efeito memorando, uma narrativa da respetiva final, por meio de recorte do jornal O Porto da época.

Como ilustração, a encimar a crónica, exemplifica-se esta memória com fotografia duma equipa do FC Porto de Hóquei em Patins de 1976, numa das formações que venceu o Torneio Manuel Maria Lopes Gonçalves: em cima, da esquerda para a direita - Vale, Cristiano, Prezas e Chalupa; em baixo, pela mesma ordem - Fernando, Zé Fernandes e Castro. Tendo ao longo da prova jogado também outros dos componentes da equipa, como David Reis, Domingos, José Cunha  e Rui Dias, entre outros.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário