Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Homenagem póstuma ao grande Portista “Dragão de Azul Forte” Fernando Moreira - de Vila Real, Mirandela e do Mundo Portista!

Caiu como pedregulho chegado nem sei donde, de surpresa triste e algo incrédula, a notícia do falecimento dum amigo Portista dos que deu e dá razão a termos o FC Porto como algo especial – o grande Portista “Dragão de Azul Forte” Fernando Moreira, de Vila Real, Mirandela e do Mundo Portista. Residente há muito em Vila Real, capital de Trás-os-Montes, mas natural de Mirandela, a princesa do Tua (e terra natal também de João Sarmento Pimentel, sobre o qual até falavamos por vezes, por eu o ter conhecido pessoalmente e ter sido seu amigo, tendo ele vivido na sua infância e juventude em Rande-Felgueiras, aqui no interior do Douro Litoral) e especialmente cidadão adepto do mundo portista, como grande afeiçoado do universo do fenómeno desportivo e social que é o nosso FC Porto. O amigo Fernando Moreira que conheci através da blogosfera portista, como admirador do trabalho que eu ia fazendo no meu antigo blogue “Lôngara” (depois desaparecido da Internet por violação de adversários mouros, que não gostavam das verdades históricas…) e de seguida continuando a acompanhar o meu atual blogue pessoal do mundo desportivo, o “Memória Portista”. Sendo ele um historiador autêntico, como demonstrou no trabalho “Dragão de Azul Forte” do antigo blogue “Bibó Porto carago”, cujo trabalho bem merecia que alguém do FC Porto tomasse em mão a sua publicação em livro (ou pelo menos em fascículos na revista “Dragões”, por exemplo), além de colaboração pontual que teve noutros blogues privados de material portista, como tive conhecimento.  

O Fernando Moreira ainda chegou a ter uma boa ocasião de portismo à sua maneira, quando foi a um programa do Ricardo Amorim do Porto Canal, junto com outros amigos de Vila Real, entre os quais o comum amigo e grande colecionador Pedro Cardona, tendo então conseguido estar e conviver com o nosso Bi-bota Fernando Gomes. Algo que tínhamos combinado de um dia repetir connosco (nós os dois juntos). Porque o Fernando era daqueles cuja amizade demonstra como o FC Porto é mais que um clube, é mesmo algo especial, a pontos de aproximar pessoas que antes nem se conheciam e ficaram amigos, com laços familiares portistas. Estando em nossa mente ainda planeado um futuro encontro quando se pudesse realizar o próximo "Dia do Clube"... e então falaríamos mais sobre o ciclismo azul e branco, que fez muitos portistas como nós pelos inícios da década dos anos 1960... e modalidade da qual ele era particular fã do antigo campeão Fernando Jorge Moreira!

Agora, estou sem palavras, sem saber o que mais dizer. Bolas, que triste, infeliz e surpreendente má notícia. 

Paz à sua alma. 

Meus sentimentos à família e especialmente à filha, Cristina. 

Ainda há dias comentava, a propósito da conversa na iniciativa do Pedro Cardona, com ele, que tínhamos de nos encontrar pessoalmente, mas isso infelizmente já não será possível em vida. Estou desolado. Tendo então até merecido a honra de ele me ter contado entre o grupo dos melhores portistas, coisa que fica a marcar ainda mais a nossa bela ligação do mundo do Dragão.

Até sempre caro amigo consócio portista!

Armando Pinto

1 comentário:

  1. Foi um choque, nunca o conheci, mas das vezes que com ele troquei mensagens na net, senti que respirava portismo e decência. Um sentido abraço à família.

    ResponderEliminar