Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 19 de dezembro de 2021

FC Porto sagra-se Campeão do Mundo de Hóquei em Patins, erguendo a taça de vencedor da Taça Intercontinental na casa do Sporting em Lisboa!

Depois de ter vencido na 1ª mão da final por 6-3, ganhando vantagem de 3 golos diante do oponente finalista Sporting, o FC Porto foi a Lisboa perder por apenas 1 golo de diferença, suplantando o adversário e mais o ambiente adverso e sobretudo a equipa de arbitragem. Assim, a TAÇA INTERCONTINENTAL VEM PARA O PORTO PELA PRIMEIRA VEZ!

Assim sendo, embora perdendo na 2ª mão por 6-5, foi o FC Porto que terminou o jogo em festa. A vitória azul e branca na 1ª mão por 6-3 garante a conquista da Taça Intercontinental, de Campeão do Mundo.

Como não presenciei o jogo derradeiro pela televisão, visto não querer ver a transmissão do canal sportinguista devido à parcialidade dos comentadores fanáticos do clube da casa, apenas tendo esperado pelo desenrolar do resultado perante as notícias chegadas, registo aqui este feito pela crónica publicada na página oficial do FC Porto:

«19 DE DEZEMBRO DE 2021 - «Mesmo perdendo com o Sporting (6-5), em Lisboa, os Dragões sagraram-se campeões do Mundo.

O FC Porto conquistou a Taça Intercontinental de hóquei em patins pela primeira vez mesmo perdendo neste domingo diante do Sporting (6-5), no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, na segunda mão da final. Na primeira mão, disputada no Dragão Arena na passada sexta-feira, o FC Porto venceu o Sporting por 6-3.

A primeira parte deste clássico foi fértil em emoções fortes, golos e expulsões. O FC Porto adiantou-se no marcador por intermédio de Carlo Di Benedetto, mas o Sporting respondeu imediatamente por Alessandro Verona e chegou mesmo aos 3-1, antes de Carlo Di Benedetto ver o cartão vermelho por atingir a face de Gonzalo Romero com o stick de forma inadvertida. Um claro excesso de zelo da equipa de arbitragem espanhola, que no mesmo lance fez vista grossa à dupla agressão de Matías Platero ao avançado internacional francês do FC Porto.

Mesmo assim, os Dragões tiveram forças para chegar ao 3-2 através de uma grande jogada individual do capitão Reinaldo García (13m), mas os lisboetas voltaram a aumentar a diferença no caminho para o intervalo, que chegou com o marcador a registar um 4-2 para a equipa da casa. Nem um minuto estava decorrido na etapa complementar quando o Sporting elevou para 5-2, mas Rafa respondeu e voltou a colocar o FC Porto na liderança da eliminatória. Os lisboetas ainda deixariam tudo igual com o 6-3, mas não resistiram ao ímpeto final dos azuis e brancos.

Xavier Barroso e Gonçalo Alves marcaram num espaço de cinco minutos e a diferença na eliminatória ficou claramente favorável ao FC Porto, que se uniu ainda mais para segurar um resultado que valeu a primeira Taça Intercontinental da história do hóquei em patins azul e branco. O 6-5 não voltou a mexer e a festa no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, pertenceu à equipa comandada por Ricardo Ares. O FC Porto é campeão do Mundo.


FICHA DE JOGO

SPORTING-FC PORTO, 6-5

Taça Intercontinental, final, 2.ª mão

19 de dezembro de 2021

Pavilhão João Rocha, em Lisboa

Árbitros: Sergi Mayor e Ivan González (Espanha)

SPORTING: André Girão (g.r.) (cap.), Alessandro Verona, Matías Platero, Toni Pérez e Gonzalo Romero

Suplentes: Zé Diogo Macedo (g.r.), Ferran Font, Gonçalo Nuno, João Souto e Henrique Magalhães

Treinador: Paulo Freitas

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Telmo Pinto, Rafa, Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto

Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Reinaldo García (cap.), Xavier Barroso, Ezequiel Mena e Carlos Ramos

Treinador: Ricardo Ares

Ao intervalo: 4-2

Marcadores: Carlo Di Benedetto (2m), Alessandro Verona (2m), João Souto (11m e 34m), Reinaldo García (13m), Toni Pérez (7m, 16m e 26m), Rafa (30m), Xavier Barroso (41m), Gonçalo Alves (45m)»

 *****

Sendo o resultado final completo, na soma, o agregado dos dois jogos, recorde-se o primeiro pela

Ficha do jogo da 1ª mão, na sexta-feira dia 17

FC PORTO-SPORTING, 6-3

Taça Intercontinental, final, 1.ª mão

17 de dezembro de 2021

Dragão Arena

Árbitros: Rubén Fernandez e Jonathan Sanchez (Espanha)

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Rafa, Carlo Di Benedetto, Xavi Barroso e Gonçalo Alves

Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Ezequiel Mena, Telmo Pinto, Carlos Ramos e Reinaldo García (cap.)

Treinador: Ricardo Ares

SPORTING: Ângelo Girão (g.r), Gonzalo Romero, Alessandro Verona, Matías Platero e João Souto

Suplentes: Ferran Font, João Almeida, Gonçalo Nunes, João Souto, Toni Pérez, Henrique Magalhães e Zé Diogo (g.r),

Treinador: Paulo Freitas

Ao intervalo: 2-2

Marcadores: Ezequiel Mena (15m), Reinaldo García (17m), Romero (17m e 47m), Toni Pérez (20m), Gonçalo Alves (27m e 50m), Carlo Di Benedetto (27m) e Telmo Pinto (44m).


~~~ *** ~~~

No final o treinador Ricardo Ares sintetizou o grande momento: "Ganhar ao Sporting a duas mãos e resolver a final em casa do adversário tem de ser o ponto de mudança para o futuro. Tenho um sentimento de orgulho por conquistar um troféu inédito para o clube". 

Também todos nós Portistas temos esse sentimento e um grande orgulho!

*****

Post-scriptum: (Depois de escrito… o apontamento deste artigo) 

- Conforme se soube depois, o canal televisivo do Sporting, em sinal de mau perder, acabou a transmissão em direto logo que acabou o encontro e eles perderam o título em jogo. Não querendo os responsáveis daquilo então mostrar a entrega do trofeu e a alegria natural da vitória azul e branca. De modo que não se viram na hora nem ficaram imagens por essa via da entrega e erguer da taça. Só faltou desligar a luz, porque não era possível ligar qualquer água de rega como o outro (no outro caso famoso do futebol)… Mas mesmo assim ainda há imagens, por mais que lhes custe, depois visíveis por meio de captação de assistentes que conseguiram gravar a ocorrência!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

2 comentários:

  1. vão levar com ela até sempre. Nesta casa FCPorto, morram as melhores taças do mundo e não apenas as domésticas.

    ResponderEliminar
  2. Nesta nossa casa moram mesmo para sempre as melhores e mais prestigiadas taças e honras conquistadas!

    ResponderEliminar