Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 14 de maio de 2022

Efeméride da vitória na Taça de Portugal de futebol em 2006 – com homenagem aos vencedores da Taça de 1968 então ainda vivos (diante do Setúbal, no Jamor)!

A 14 de maio de 2006 o FC Porto jogava no Jamor a final da Taça de Portugal diante do Vitória de Setúbal. Sendo essa uma reedição da anterior final entre o dos emblemas, acontecida em 1968, foi então ocasião do FC Porto lembrar e homenagear os vencedores da Taça de Portugal de 1967/1968 (2-1 sobre o Setúbal, que ia na sua quarta final consecutiva da mesma prova, das quais tinha vencido duas), levando o FC Porto ao Jamor como convidados os jogadores ainda vivos, ao tempo, dessa especial vitória de 1968, "coisa" que naquele tempo do Estado Novo, do regime desportivo salazarento, foi uma lança metida no meio da aridez indígena da época.

= Vencedores da Taça de Portugal de 1968 (ainda vivos, ao tempo) homenageados na final da Taça de 2006, onde estiveram presentes a convite do FC Porto. Da esquerda para a direita: Valdemar, Jaime, Américo, Rolando, Eduardo Gomes (finalistas e utilizados ao longo das eliminatórias), Sucena (titular nalgumas eliminatórias) e Rui (suplente ao longo da prova).

Foi essa tal evocação um tocante ato especial no sentimento portista. Sendo que os rituais também dão sentido ao rumo do apreço vivido, qual banho cultural e clubístico-religioso que nos mergulha na plenitude do que nos prende aos mais nobres sentimentos, no posicionamento da vida, afinal.

= Equipa da Final de 1968 !

= Camisola vestida pelo homenageado Américo na presença em 2006  (guardada no seu museu pessoal)!

Então, nesse dia resplandecente de 14 de maio de 2006 foi também conquistada a Taça de Portugal pelo FC Porto à 13ª vez que o trofeu da Taça foi levantado nas mãos dos homens do FC Porto, fazendo também a "Dobradinha" ao juntar essa vitória com o triunfo no Campeonato Nacional da mesma temporada. Tendo a final da Taça de Portugal dessa época 2005/2006, no Estádio do Jamor, terminado com o resultado de FC Porto 1 - Vitória de Setúbal, 0 - através dum golo de Adriano.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário