Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Histórico, emocionante e inarrável por quanto foi sentido… o inesquecível minuto 92 – antecessor de outros e do 94 desta época 2021/2022!

Ainda está bem presente o minuto 94 do jogo do Título Nacional desta época (2021/2022). Algo que dá gosto recordar e reviver, enquanto aos adversários dá uma azia indescritível… Mas sempre se tem na cabeça também o minuto 92 do golo do Kelvin, que colocou à mão o título Nacional de 2012/2013 no Dragão e o minuto 90 de Herrera na Luz que consumou o título Nacional de 2017/2018 – quão foram e são momentos que marcaram muito e mudaram tudo.


Foi mesmo épico, de modo especial, o jogo e o golo daquele minuto 92, que ficam para a eternidade!

Ora, passados ainda muito poucos dias da nova festa da Luz, calha bem recordar o célebre golo do Kelvin, na passagem da data em que ocorre a efeméride de tal feliz e terna ocorrência, acontecida a 11 de maio do ano 2013.

Então, «a 11 de maio de 2013, o Benfica subia ao relvado do Estádio do Dragão com a possibilidade de se sagrar campeão, mas tal como em 2010, o FC Porto não o permitiu. Desta vez, os azuis e brancos estavam matematicamente na luta pelo título e a dois pontos de distância da liderança, mas para lá chegar tinham de derrotar a equipa lisboeta. O empate parecia um desfecho inevitável, mas Kelvin soltou as labaredas do Dragão e fez estremecer de loucura a família portista, elevando o FC Porto ao primeiro lugar da tabela. Na derradeira ronda, em Paços de Ferreira, os Dragões de Vítor Pereira não desperdiçaram a oportunidade de festejar o tricampeonato.» Como aconteceu com a seguinte vitória, uma semana depois, em casa do Paços de Ferreira, por dois golos sem resposta, carimbando aí a conquista definitiva de mais um Campeonato e inerente condição do FC Porto ser outra vez Campeão Nacional de futebol.  

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. esse campeonato foi espetacular mas tambem o que destaco nessa capa do jornal o jogo nesse pais centralista e com muita falta de fair play e a frase do senhor presidente pinto da costa desejo sinceramente que o benfica ganhe a liga europa ora queria ouvir isso de um presidente benfiquista ou sportiguista bem haja ao presidente

    ResponderEliminar