Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 8 de maio de 2022

Campeões – Nós Portistas somos Campeões! 30º Título de Campeão Nacional de futebol do FC Porto conquistado em Lisboa e na Luz… à 100ª vitória do FC Porto assim mais triunfante ainda sobre o Benfica!

 

Ser Portista dá um gozo do carago… como acontece mais uma vez ao sermos Campeões, de modo a continuar atualizado o Hino do FC Porto. Com tal sensação ainda mais forte perante o mau perder dos adversários, sabendo-se o que o Benfica fez, através de seus responsáveis, no fim da transmissão televisiva do jogo; e na atitude já nos bastidores ao terem impedido os jogadores portistas de irem à sala de imprensa festejar, durante conferência do treinador Sérgio Conceição. Desta vez não apagaram a luz do estádio, porque era ainda de dia, mas cortaram as imagens da transmissão oficial, do canal do clube como se sabe, que mesmo assim ainda chegaram ao público através dos outros canais. Sem conseguirem porém impedir que o Campeonato fosse festejado por todo o país e a festa triunfante de receção aos Campeões fosse pela noite dentro, até à apoteose em banho de multidão do mar azul junto ao estádio do Dragão.

Ora, em pleno estádio da Luz, em casa do S. L. Benfica, o F.C. Porto conquistou e festejou este sábado o nosso 30.º Título Nacional de futebol maior. Materializado assim na penúltima jornada, antes ainda do fim do campeonato. Fazendo a festa com os adeptos benfiquistas “lixados da vida” a deixarem o estádio para não verem os representantes do clube rival a celebrar mais um Campeonato ganho no já famoso salão de festas dos Dragões. Como ficou registado na foto da pose mais oficial para figurar na história, embora com a publicidade estática do clube lisboeta por fundo, mas com o sabor bom da vitória da cerveja que patrocina o Porto, a Super Bock, sobre a Sagres (passe a publicidade, que já constava na imagem, mas deu mais gozo comemorar com o bom sabor nortenho).

Sobre o jogo muito está e fica na nossa retina da memória, além do que está registado em jornais e tudo o mais. Como já estão guardados mais dois para o arquivo memorial aqui do autor.

Assim sendo, regista-se aqui o facto através de imagens. Como merece o caso desta que foi a vitória do jogo do título do 30º Campeonato Nacional ganho, ficando agora o FC Porto a somar mais 12 triunfos do que o Benfica no histórico dos confrontos futebolísticos entre os dois conjuntos. Tanto que, com este jogo de Campeão Nacional em 2021/2022, está conseguido o centenário de triunfos: Em 250 embates, de jogos oficiais para as várias provas do calendário futebolístico português, os Dragões somam agora 100 vitórias, contra 88 dos vermelhos, num duelo ainda com 62 empates pelo meio.

FC Porto Campeão Nacional de 2021/2022! Somos Campeões!


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário