Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 22 de maio de 2022

Em dia da Final da Taça de Portugal em Oeiras… Efeméride da conquista do “Penta” em Alvalade-Lisboa!

A 22 de Maio de 1999 o FC Porto foi a Alvalade, ao estádio do Sporting de Lisboa, em jogo de consagração do Campeonato Nacional da época de 1998/1999, em modo festivo – pois já se sabia que ficara definida a atribuição do título de Campeão perante o desfecho acontecido ainda antes do apito inicial, com a notícia do empate do Boavista em Faro, ficando então o 2.º classificado arredado do título. Assim sendo, o FC Porto ali fez a festa do Penta em Alvalade, nesse jogo que terminou empatado, descontraidamente pela banda do FC Porto. Estava alcançado o Penta, algo inédito, pois mais nenhum clube em Portugal tinha sido campeão nacional de futebol sénior por cinco vezes seguidas – como ainda não mais aconteceu até agora, sendo o FC Porto o único Penta-Campeão Português.

Façanha esta cuja efeméride ocorre assim em dia da final da Taça de 2022. Nesta data em que passa a efeméride dessa conquista em 1999 do Penta, disputa o FC Porto a final da Taça de Portugal no encerramento desta época 2021/2022. De modo que até a vitrina aqui do escritório do autor destas linhas aparece um pouco esvaziada, por sair do sítio uma das camisolas históricas para testemunhar mais um dia especial.

Por sinal a Final da Taça, essa que é chamada Festa do Futebol, além das diversas finais com vitórias e derrotas várias, transporta logo outras memórias pessoais díspares: por um lado de uma certa final perdida devido a uma grande roubalheira do árbitro, ainda a meio dos anos 60, em que me ficou marcada imagem do dia, era eu ainda criança, com um tio meu grande portista… e por outro a inesquecível conquista da Taça de Portugal em 1968 – a que se reportam recordações que uma só imagem consegue abranger, de um antigo objeto que me foi oferecido por aquele meu tio portista e um quadro com a foto da equipa vencedora da Taça-1968  primeira grande conquista oficial da equipa principal do futebol do FC Porto em meu tempo de Portista.

Pois então, como nesta data se comemora a efeméride da conquista do Penta, recorda-se esse feito memorando com imagens de algumas das publicações guardadas a memorizar o acontecimento.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário