Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 28 de maio de 2022

Álbum foto-documental enriquecedor do acervo biblio-arquivístico pessoal – livro foto-narrativo da “FESTA DE HOMENAGEM A PEDROTO E CONSAGRAÇÃO AOS CAMPEÕES NACIONAIS DE FUTEBOL (ÉPOCA 1958/59)”

Como uma prenda antecipada de aniversário, embora ainda falte algum tempo para o caso, ou bem como prenda dos dias felizes atuais de termos sido Campeões, contudo sendo mesmo mais como reconhecimento de nossa amizade portista, foi com muito gosto, grande prazer e apreço que na Festa dos Campeões de 1987 e 2022, mais comemmoração dos 40 anos de presidência de Pinto da Costa, na sexta-feira 27 desde maio alegre, recebi uma bela prenda – o álbum foto-documental da “FESTA DE HOMENAGEM A PEDROTO E CONSAGRAÇÃO AOS CAMPEÕES NACIONAIS DE FUTEBOL (ÉPOCA 1958/59)”. Livro foto-narrativo que orgulhosamente recebi das mãos e de coração cheio de alguém que há muito me habituei a admirar no mundo portista, a Dr.ª Cecília Pedroto. Senhora a quem já aqui, neste blogue de Memórias Portistas, dediquei em tempos um artigo, como preito do que significa, até como ligação dos Portistas conhecedores da História do FC Porto com o grande Mestre José Maria Pedroto. Além de sua simpatia que muito me orgulha conhecer, como amigo como me honro de ser e assim ela me ver também. Fruto ainda da convivência e conhecimentos ganhos no mundo portista, entre muita gente do mesmo denominador comum.

Honra acrescida, esta, por saber que o álbum em apreço foi por expressa cópia do original, feito propositadamente para esta oferta, através de segunda via do que em tempos foi oferecido pelos seus filhos ao próprio Mestre Pedroto.

Assim sendo, a presença pessoal na Festa de Homenagem aos Campeões de Viena, a assinalar os 35 anos da conquista da Taça dos Campeões Europeus de 1987, mais os 40 anos de Pinto da Costa Presidente, bem como de convívio festivo entre adeptos portistas a festejar a recente Dobradinha nacional, além de tudo o mais, teve essa boa sensação, pela realidade de assim passar a ter tal livro-álbum enriquecedor do acervo biblio-arquivístico pessoal. Do qual, apenas como amostra, se juntam algumas imagens através de captações fotográficas das respetivas páginas, contendo naturalmente naturais reflexos por ser por exposição de flash. De cujo material a partir daqui haverá boas imagens para digitalização futura atinente a ilustração do que aprouver.

O Mundo Portista fica assim aqui consubstanciado nisto tudo, em imagens, atitude e reconhecimento. Como se pode saber e ver por este álbum de reportagem fotográfica desse acontecimento histórico-portista. Que fica a mais enriquecer o espólio portista aqui do autor deste espaço de "Memória Portista"!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))  

Sem comentários:

Enviar um comentário