Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 24 de maio de 2022

Vitória na Taça de Portugal a perfazer + 1 “Dobradinha” do futebol português – apoteose da época futebolística 2021/ 2022, no dia 22 !

22 de maio, deste ano 2022, fica a ser mais um dia inesquecível, com a vitória da Taça de Portugal, a culminar uma época grandiosa resultante da conquista pelo FC Porto dos dois títulos mais importantes do futebol português. Perante o resultado da clássica Final da Taça, vencida pela equipa do F C Porto, a somar assim a famosa “Dobradinha”, no juntar da Taça de Portugal com o Campeonato da Liga para o pecúlio do palmarés portista.  

Pois então no domingo 22 de maio, num dia belo deste mês das flores e dos amores, o FC Porto disputou e venceu a Taça de Portugal, em pleno estádio do Jamor, um recinto ultrapassado no tempo mas que o sistema teima de fazer finca-pé em manter como palco da chamada festa do futebol. 

Desta vez contando com outra visibilidade pessoal, visto ter estado presente fisicamente, podendo assim feliz e finalmente presenciar in loco uma final dessas, por acaso nesse estádio do tempo da Grande Guerra e do historicamente chamado Estado Novo, mamarracho sito nos arredores de Lisboa. Tendo o coração aguentado bem, felizmente, tudo – porque também a confiança era muita, antecipadamente.

Foi um bonito espetáculo, o presenciado e vivido, em tal cenário do estádio quase todo de azul e branco. 

Pois, tal como poetou Pedro Homem de Melo no Aleluia Portista: “Oh fé de que andam nossas almas cheias! Não há derrotas quando é firme o passo. Ninguém fala em perder! Ninguém recua… E a mocidade invicta em cada abraço a si mais nos estreita. A Pátria é sua…“

 Algo que assim até proporcionou acrescentos particulares e presença familiar. Mas isso é mais de foro privado, se bem que reforçou a boa disposição de todo o santo dia, nesse domingo que fica vincado na memória por diversificados motivos, desde a saída de casa manhã cedo com chuva miudinha, passando pela chegada aos arredores de Lisboa com apetite para o almoço, perante meteorologia agradável, até ao final da tarde poder ali ver o Porto levantar a Taça no alto da tribuna do Jamor e por fim a festa ser feita no relvado com todo o mundo azul e branco dentro e fora das quatro linhas, quer os jogadores e responsáveis lá dentro e todos os adeptos nas bancadas, sem arredar pé, após esse grande jogo dessa mesma tarde amena.

Assim sendo, a Taça de Portugal já está em casa do FC Porto, junto com o trofeu do campeonato no Museu do FC Porto.

De tão lindo dia, como é sempre que o Porto ganha, mas desta vez ainda mais com a sobreposição de motivos e causas, ficam algumas imagens para sempre recordar – umas públicas e outras privadas, mas todas a compor o perfeito dia que foi esse 22 de maio deste 2022.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário