Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 20 de maio de 2022

O FC Porto Campeão Nacional de futebol em revista… numa revista comemorativa do jornal O Jogo, com o jornal de Domingo

Sem ideia de publicidade gratuita, mas como apreço à iniciativa, é de registar aqui neste espaço de memorização portista a publicação duma revista que será colocada ao público junto com o jornal O Jogo do próximo domingo. Algo que merece atenção por ser coisa digna de apreço, sabendo-se como os grandes feitos e os grandes nomes do FC Porto não são muito guardados em publicações de memorização histórica ao longo dos tempos. Vendo-se como os dois jornais desportivos da capital do Império costumam fazer as mais variadas publicações em livros e revistas apenas sobre temas dos dois clubes da segunda circular, sem nada de parecido dedicarem ao FC Porto (embora com a intromissão por vezes de direitos legais, que não servem de desculpas por ser como resquícios de seus comportamentos anti-Porto).

Já há dias, como aliás em ocasiões anteriores, O Jogo distribuiu o alusivo poster desdobrável. Ação essa que também costuma fazer de e com todos os clubes que e quando vencem alguma prova importante do futebol português. Mas desta vez será com uma edição mais acessível a guardar em espaço bibliográfico, através duma revista, ao género de brochura (pequenino livro). Algo colecionável, também, e sobretudo que preservará informações históricas ao futuro, a fazer memória perene.

Ora, tal como um bom filho gosta de saber tudo dos pais e irmãos, como tal gostando de guardar memórias físicas também de sua família, além de tudo o mais naturalmente; e como um bom cidadão deverá conhecer a história da sua terra, do seu concelho e do seu país, na ideia da Pátria onde nascemos e vivemos; de idêntico modo um bom adepto desportivo gosta de ter o que lhe diga muito de seu clube. Para mais com a retaguarda memorial que há, dos tempos do sistema salazarento BSB em que, além de tudo, também nas publicações em livros e revistas das mais variadas editoras era quase tudo sobre motes dos clubes do sistema, a pontos que hoje livrinhos e revistinhas com antigos atletas portistas são autênticas raridades. Por terem sido muito poucas, em poucas ocasiões. Juntando-se depois e entretanto, infelizmente, o facto de no FC Porto desde que o clube passou as barreiras antigas e se assumiu como representante português e melhor embaixador nacional, não ter ainda sido dada atenção a essa ideia da promoção da marca, notando-se que sobre os grandes nomes do clube não há ainda literatura evocativa. Restando em colecionadores e amantes da historiografia os possíveis registos, que vão sendo facultados, por paixão pelo clube.

Assim sendo, merece registo o facto do aparecimento desta revista do campeão, para ser distribuída gratuitamente com a aquisição do jornal O Jogo deste domingo. Constando ali dados sobre o clube e alusivos factos, como do FC Porto ter ultrapassado o recorde nacional de invencibilidade, que durava desde o início dos anos 70, enquanto igualou o recorde europeu das principais Ligas, que pertencia ao Milan de Fabio Capello, ainda dos anos 90. Foram 58 jogos, um número que ficará para sempre associado ao 30º campeonato do FC Porto, mas que está longe de ser exclusivo. Então, O JOGO regressa a um trabalho iniciado em 2011 para oferecer ao leitor uma antologia dos muitos recordes que dão corpo, não só, às cinco épocas de Sérgio Conceição como a toda a história do primeiro clube a vencer o Campeonato de Portugal e das muitas marcas exclusivas que o distinguem no futebol profissional. Nessa que será uma Revista em tamanho A5, com 68 páginas e a beleza da simbologia portista azul e branca.

Será, pois, mais uma revista para ler e guardar. Pessoalmente, como espero ir à Final da Taça de Portugal, a Oeiras (se não aparecer qualquer contrariedade obviamente), e como tal, para a revista que quero se não estragar com a viagem e movimentações próprias dum dia assim, já encarreguei alguém de a comprar para depois eu a poder guardar devidamente em casa. E depois será mais uma especial publicação entre as várias constantes na biblioteca pessoal aqui do autor destas memorizações portistas

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário