Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Efeméride do Título Nacional de futebol e Tricampeonato de 2012/2013

 A 19 de maio de 2013, um domingo alegre pelo sol que raiava desde a manhã mas sobretudo pelo que estava no ar do sentimento portista, todos os sentidos estavam na jornada final do campeonato e especialmente no jogo do FC Porto em Paços de Ferreira. Então, uma semana depois do golo de Kelvin ao minuto 92 naquele momento eterno que virou a classificação do avesso, em plena tarde soalheira com o Vale do Sousa pintado de azul e branco, o FC Porto foi até Paços, acompanhado por grande entusiasmo da imensa falange do mundo Dragão. Saltando à vista as estradas da região coloridas com grande movimento automóvel, saliente na algazarra da aragem efusiva saída das janelas dos carros pelas bandeiras desfraldadas ao vento. E ali na chamada Capital do Móvel, a equipa do FC Porto «confirmava a conquista do terceiro de três títulos consecutivos com uma exibição autoritária em Paços de Ferreira. Lucho González e Jackson Martínez, que se distinguia como o máximo goleador da Liga em época de estreia, fizeram a diferença no jogo, mas a festa do Tricampeonato foi feita por todos.»

Desse Campeonato ganho pelo FC Porto, sendo mais um mas esse um dos mais emotivos títulos que caíram bem no ego draconiano, lembra-se o caso através dum poster desdobrável, dos que costumam ser publicados no jornal O Jogo.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário