Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Camisola da equipa de ciclismo W52-FC Porto para 2020


Já se conhece por imagens a nova camisola do ciclismo portista, a vigorar em 2012, publicada que está a visualização da nova camisola a envergar esta época pelos ciclistas da equipa W52-FC Porto.

Este ano com mais azul que branco e sem a tradicional risca central branca entre as duas tradicionais azuis, entende-se de certa forma a mudança pela profusão de letras de nomes e logotipos dos patrocinadores.

Ora, bonita como sempre por ter o emblema do FC Porto, é a que andará nas provas e esperamos que se distinga bem entre as outras, com os ciclistas de azul e branco vestidos em boas posições e andamento bem conseguido, na dianteira.


Assim sendo, atraente em seu tecido elástico, mais algo em rede nas mangas distintas com extremidade branca, assim como na parte inferior da camisola de ambos os lados se distinguem espaços brancos, a nova camisola da W52-FC Porto cintila no azul vivo próprio – que se espera seja bem complementado pelo amarelo da camisola de liderança!

~~~ *** ~~~
A propósito, é de lembrar que também ocasiões houve em que as camisolas do ciclismo do FC Porto não tiveram as tradicionais listas, usadas quase sempre porém. Tendo nos íncios, em 1946, por exemplo, sido usado um padrão maioritariamente azul. Como se pode verificar por imagem do tempo de juventude de Onofre Tavares:

Primeiro em fotos a preto e branco (mais propriamente num tom acizentado), duma das suas vitórias em etapas - conforme a legenda da revista Stadium.


E de seguida em foto colorida, de pose com bicicleta de pista (coloração de Eduardo Lopes, membro da AIHEC-Asociación Ibérica de Historiadores Y Escritores de Ciclismo).


Também na transição dos anos sessentas para setenta foi oficial uma camisola idêntica, com o nome maior Porto (a partir que numa participação em Espanha, mais propriamente na Volta a Tarragona, ao tempo em que o FC Porto usava na frente o logotipo publicitário da marca Texlene, houve confusão na nomeação dos ciclistas publicamente como sendo da equipa... da Texlene. Cujo padrão era como se pode ver por uma imagem de pose de José Luis Pacheco.


Como tal, entre 1969 e 1970 foi usada a camisola que se recorda por imagem da equipa de 1969 (em cujo grupo se identifica também, a partir da esquerda:  Mário Silva, Hubert Niel, José Azevedo, Joaquim Leite, Custódio Gomes, José Luís Pacheco e Cosme de Oliveira).


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário