Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Na aproximação à... Sessão de Lançamento do próximo livro CICLISTAS DE FELGUEIRAS, do autor deste blogue


Está marcada a data da sessão de lançamento:

A apresentação pública do Livro CICLISTAS DE FELGUEIRAS será a 7 (sete) de Março, sábado, às 15 Horas, na Biblioteca Municipal de Felgueiras.

Livro de memorização sobre os desportistas históricos da modalidade de ciclismo clássico, versa sobre a história dos ciclistas naturais de Felgueiras que andaram na alta competição do ciclismo, Artur Coelho, Joaquim Costa, Albino Mendes e Miguel Magalhães; mais sobre a figura de Adriano Quintanilha da W52/FC Porto, também natural de Felgueiras, e faz um historial das passagens da Volta a Portugal por Felgueiras, além dum enquadramento das ligações de Felgueiras ao ciclismo. Sendo desse modo perpetuada a carreira dos ciclistas felgueirenses que correram a Volta a Portugal, um do FC Porto, dois do Académico e um do Paredes e mais tarde da Zala. Com especial destaque para Artur Coelho (que correu pelo FC Porto e ao serviço do qual fez as sucessivas edições da Volta a Portugal entre 1955 a 1961) - ciclista que vestiu a camisola amarela por diversas vezes na Volta, venceu algumas etapas e muitos circuitos e Grandes Prémios, assim como fez parte da seleção nacional que entrou em duas Voltas a Espanha e ele mesmo venceu em 1957 no Brasil a clássica 9 de Julho-Volta a São Paulo. Tendo todos seu currículo desportivo deveras desenvolvido, salvaguardado à posteridade a preservação da memória coletiva desse tema. Sem esquecer referências de Felgueiras ter também equipas de Cicloturismo e campeões de DHL e Enduro BTT. Honrando Felgueiras e o desporto português.

= O autor com o  então camisola amarela da Volta a Portugal de 2018, Raúl Alárcon (vencedor da Volta a Portugal de 2017 e  depois também nessa edição de 2018), em momento antecedente à saída de Felgueiras da etapa iniciada na terra do pão de ló, a 11 de agosto, ocasião em que a partida foi dada conjuntamente pelos presidentes da Câmara de Felgueiras, da Associação de Ciclismo do Porto e da Federação Portuguesa de Ciclismo.  

O autor, Armando Pinto, há muitos anos colaborador da imprensa regional e durante algum tempo também de alguma desportiva, tendo larga colaboração em jornais como o Notícias de Felgueiras, O Porto, então órgão oficial do FC Porto, e revista Mundo Azul (e ainda uma episódica participação, meses atrás, com um artigo na revista Dragões), é ainda desde 1976 colaborador do jornal Semanário de Felgueiras. Além de ser autor e gestor dos blogues informáticos MEMÓRIA PORTISTA e LONGRA HISTÓRICO-LITERÁRIA. Depois de diversos livros publicados, desde monografias históricas da região felgueirense, contos, biografias e memórias, tendo de permeio já historiado também o futebol de Felgueiras, desta vez dedica ao ciclismo mais um trabalho histórico-literário. Enquanto no campo social e funções de cidadania foi durante muitos anos funcionário da área de saúde, pertencente ao quadro do Centro de Saúde de Felgueiras-ARS Norte e Responsável Administrativo do Centro de Saúde da Longra, bem como foi diretor e presidente da Associação Casa do Povo da Longra, da qual foi fundador do seu Rancho Folclórico Infantil e Juvenil, além de haver escrito a história da mesma instituição.

(Imagem total da capa e contra-capa do livro CICLISTAS DE FELGUEIRAS)

»»» Clicar sobre a imagem ««« 

Sem comentários:

Enviar um comentário