Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 4 de janeiro de 2020

Reavivando: Uma Excursão marítima, em tempos iniciais do hóquei portista


Como diz a máxima popular que ler jornais é saber mais, também através do que está registado no antigo jornal O Porto, outrora órgão oficial do FC Porto, sabe-se muitas curiosidades históricas de outros tempos da vida gloriosa do clube Dragão. Como é o caso duma organização dum CRUZEIRO do FIM DE ANO, em 1955, então a decorrer entre o dia 30 de dezembro até 4 de janeiro de 1956, com destino de passeio à ilha da Madeira e ao Norte de África, incluindo paragens no Funchal e em Tânger. Como se nota pelo anúncio dessa realização, sob patrocínio do Futebol Clube do Porto, conforme era publicitado no jornal O Porto. Sendo tal excursão realizada a reverter para a Secção de Patinagem do FCP, atendendo ao Hóquei em Patins estar então de regresso definitivo ao seio do ecletismo portista.


O Cruzeiro, de barco com todas as comodidades e feitios, saía então de Lisboa rumo à Madeira e depois a Marrocos. Cujo embarque, porque acontecia no cais de Lisboa, como ao tempo era possível, originava ter de haver ligação de comboio desde o Porto, para o efeito. Servindo depois de meio de transporte marítimo e alojamento o então paquete de luxo Vera Cruz, do qual restam agora imagens, como as que constam de postais ilustrados de recordação.


A memória também contém curiosidades destas e a história do FC Porto é feita de tudo o que ajudou a mover a grande nau portista, mesmo através dos mares assim navegados.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário